Como criar o hábito de acordar cedo
e ganhar mais tempo em seu dia-a-dia
Cada uma das grandes personalidades do mundo – sejam escritores, líderes, atores, compositores ou profissionais de negócios – emprega formas únicas de manter sua produtividade (e que a gente já avisa desde já: são hábitos que podem perfeitamente serem integrados ao ritmo de vida de cada um de nós). Fomos pesquisar sobre alguns destes exemplos, e trazemos para vocês como alguns dos nomes mais reconhecidos da história conseguiam se manter em dia com suas enormes demandas de trabalho e como isso os ajudou a chegar onde eles estão.
1. Maya Angelou– Separe os seus ambientes de casa e de trabalho
Esta autora era tão severa no quesito separar sua vida em casa e no trabalho que, por anos, ela manteve um quarto de hotel alugado em sua cidade, para onde ela ia escrever todos os dias, de 7 da manhã às 2 da tarde. O quarto era bem espartano – as únicas coisas que ela permitia que estivessem por ali era a Bíblia, um jogo de cardas e uma garrafa de sherry – não havia espaço para nenhuma outra distração. Como uma mestra do “uma tarefa de cada vez“, a diligência de Maya é que a levou a ganhar o Prêmio Pulitzer, o Tony Awards, três Grammys e muitos outros prêmios.
2. Beethoven e Bergman– Acordar bem cedo, trabalhar até o meio-dia, e depois descansar:
Assim como Maya Angelou, algo que acontecia com frequência entre muitos pensadores brilhantes e criativos visionários era um simples hábito: acordar cedo e começar o dia com tudo. Ludwig van Beethoven, Ingmar Bergman (um diretor/escritor/produtor sueco) e todos estes escritores mantiveramesse mesmo calendário por décadas: acordar antes das 8 da manhã, trabalhar intensamente até o meio dia, e depois tirar um tempo para um bom e longo almoço – e, no caso de Beethoven, sair para dar uma caminhada, e no caso de Bergman, curtir uma boa soneca.
3. Benjamin Franklin– Registrava seus sucessos e frustrações diárias
Tirar um tempo para fazer um resumo de como foi o nosso dia é um hábito de produtividade que Benjamim Franklin jurava fazer sempre. Todos os dias, por volta das 21 horas, ele reservava um tempo para responder sua pergunta do dia “O que eu fiz de bom hoje?”. Outro fã desta atividade é o Steve Rotkoff, um oficial militar da Inteligência, condecorado e muito criativo, que mantinha um diário de Haikus que detalhavam suas frustrações com os acontecimentos do dia anterior. Fazer este esforço de recapitular suas atividades do dia pode ajudá-lo a priorizar suas metas e a ter claro em sua mente o caminho para onde guiar o seu trabalho para as próximas 24 horas.
4. Paul McCartney– Trabalhe suas limitações
Assim como foi muito bem descrito no livro “Outliers – Fora de série”, de Malcolm Gladwell (aliás, recomendamos a leitura!), os Beatles alcançaram sua regra das “10 mil horas” necessárias para chegar ao sucesso – e o conseguiram porque tocaram por mais de 300 vezes em um ano (e isso por 4 anos seguidos) na mesma sala de concertos que ficava na Alemanha. Com tantas horas de música, eles puderam aperfeiçoar sua arte, e o faziam independentemente das condições. Uma vez, Paul McCartney tocou usando uma guitarra para destros (ele é canhoto) – e nem isso pôde impedí-lo de se tornar, junto com sua banda, um dos melhores grupos de música de todos os tempos.
5. Barack Obama– Elimine decisões desnecessárias:
Ser o presidente de qualquer país já é uma tarefa complicada: ela traz de bônus uma lista sem fim de tarefas a cumprir, e certamente poucas delas são assuntos triviais ou fáceis. É por isso que o presidente americano Barack Obama faz todo o esforço possível para eliminar decisões desnecessárias – como por exemplo, o que comer ou o que vestir. Seus memorandos ainda incluem um formato muito simples de decisão: só está escrito “concordo”, “discordo” e “vamos discutir”. Enquanto ser um presidente de um país é jogar em um outro plano de decisões, o resto de nós pode, pelo menos, adotar este hábito de produtividade útil no nosso dia a dia, tornando as decisões mais fáceis – e isso vai desde fazer um planejamento semanal das refeições ou até já deixar escolhidas previamente as roupas de trabalho do dia seguinte.
6. Kant, Dickens, Darwin– Exercícios na parte da tarde
Se há uma coisa que é acaba sendo um senso comum ao lermos o cotidiano de atividades destas pessoas famosas, é a rotina adotada por uma grande maioria de trabalhar intensamente de manhã e deixar a parte da tarde reservada para outras atividades. Neste quadro interativo, vemos famosos criativos como Franz Kafka, Charles Dickens, Charles Darwin, e Richard Strauss tinham uma forte tendência a deixar a parte da tarde reservada para atividades físicas. É a equação perfeita: exercite seu cérebro de manhã, e seus músculos à tarde.
7. Jerry Seinfeld– Nunca quebre a corrente:
Paul McCartney e os Beatles não foram os únicos a se tornarem famosos pelo mérito das suas performances recorrentes – Jerry Seinfeld, de fato, tem um método de produtividade com o seu nome pela mesma razão. No início de sua carreira, ele percebeu que a repetição era a chave para a melhoria, e disse que “após alguns dias fazendo a mesma coisa, é como se você criasse uma corrente. Apenas continue fazendo isso, e a sua corrente vai crescendo a cada dia. E o melhor: você vai começar a gostar de olhar para esta corrente, especialmente se você vê que só faltam algumas semanas para você chegar naquela sua meta. Seu único objetivo é não quebrar a corrente”. Gostou? Então veja aqui como integrar este método à sua vida.
Vou contar então minha história. Na maioria das manhãs, às 7:30, eu tenho a sorte de finalmente ter vencido a batalha com o meu botão de “soneca”. Depois de rolar para fora da cama, eu perco tempo vendo meu Instagram e escolhendo o que vestir, muitas vezes correndo pela porta atrasada. Em manhãs como esta, eu começo meu dia me sentindo exausta, letárgica ou distraída. Na minha pressa para completar uma hora de preparação em 20 minutos, eu provavelmente esqueço meu almoço, meus planos para aquela noite e talvez até minha bolsa ou celular.
Ao chegar no trabalho, eu já me sinto atrasada.
Sua manhã pode não ser exatamente como a minha, mas se ela segue um padrão semelhante, não é de admirar que muitas vezes começamos o dia nos sentindo estressados, sem foco e cansados. Qual é o segredo para ganhar maior controle do seu dia e ter mais energia e foco desde cedo?
A vida dos executivos de sucesso, atletas e muitos outros têm mostrado que o desenvolvimento do hábito de levantar cedo pode ser a chave para um dia produtivo. Embora acordar antes do sol não seja intuitivo, as pessoas que se levantam cedo são capazes de realizar tarefas que de outra forma podem ser deixadas de lado por distrações, trabalho ou responsabilidades familiares ao longo do dia.
Cientistas na Universidade de Aachen fizeram 59 estudos em cérebros de pessoas. Dezesseis eram matutinos, 23 eram corujas noturnas e 20 eram intermediários. Os estudos mostraram que aqueles que acordavam cedo tinham uma área significativamente maior de matéria branca em seus cérebros. Matéria branca é o tecido gorduroso que facilita a comunicação entre as células nervosas, significando assim que os matutinos literalmente tem estruturas cerebrais diferentes. Isso faz com que eles tenham funções cognitivas maiores e mais propensos a produtividade e criatividade. Há um motivo pelo qual a maioria dos empreendedores de sucesso acordam cedo.
Acordar cedo significa que você tem maiores chances de pensar de forma proativa e antecipar problemas. Esses traços são característicos de um empreendedor de sucesso.
Além disso, estudos da Academia Americana de Medicina do Sono mostram que pessoas que dormem tarde tem maior chance de comer de forma prejudicial, além de maior chance de se viciar em álcool e cigarro. Pesquisas adicionais mostram que aqueles que possuem massa branca reduzida tem maiores chances de desenvolver depressão, ansiedade e outras doenças mentais.
Confira abaixo como criar o hábito e
ganhar mais tempo em seu dia-a-dia:
Há várias técnicas que você pode aplicar para sofrer menos para pular da cama mais cedo. Selecionamos algumas delas, referenciamos outras, e acrescentamos a tradicional pergunta para que os leitores compartilhem as suas dicas para acordar mais cedo.
Sete dicas para acordar mais cedo com efetividade
O artigo “Waking Up Early – 15 Tips That Work”, de Dave Cheong, tem boas dicas adicionais, além das mencionadas acima, que você pode adaptar à sua rotina.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…