Autores

10 lições que aprendi sobre SONHOS assistindo ao filme “Loja de Unicórnios”

Você acumula sonhos que não consegue realizar? Não consegue tirá-los do papel? Prefere acreditar que nunca se tornarão realidade? Pois saiba que o pior que pode fazer por si mesmo é desistir dos seus sonhos.

O filme “Loja de Unicórnios” (2017), estrelado e dirigido por Brie Larson, conta também com a participação de Samuel L. Jackson – a mais nova e queridinha dupla de “Capitã Marvel”, que bateu recordes de bilheteria desde a pré-venda nos EUA.

“Após fracassar na escola de artes e aceitar um emprego entediante num escritório, Kit finalmente tem a chance de realizar seu grande sonho: adotar um unicórnio.”

Com roteiro repleto de reflexões e lições sobre a difícil transição para a vida adulta para quem ainda não consegue acreditar nos próprios sonhos, o foco principal da protagonista é sonhar alto e acreditar em si mesma! Para inspirar os sonhadores, listei abaixo 10 mensagens com palavras-chave que extraí do filme. Bora lá?

1. É preciso coragem para seguir nossos sonhos.

“Não aguento mais ser rejeitada”.

Kit sabe que é diferente. E é impossível deixar de notar isso desde o momento em que ela está numa apresentação da escola de artes e sua pintura extremamente colorida até mesmo ultrapassa as margens do quadro. Mas o medo jamais a impediu de sonhar e tentar.

*Palavras-chave: coragem, força.

2. Apenas sonhar não basta, é preciso acreditar!

“Unicórnios? Era a única coisa que eu sempre quis”.

Quando convidada à Loja de Unicórnios, Kit chega desconfiada e o Vendedor passa a instigar nela novamente o desejo que ela sempre teve desde criança: adotar um unicórnio. Só que há uma condição. Antes que possa alcançar seu sonho, ela precisa em primeiro lugar acreditar verdadeiramente nele! Para isso, o Vendedor também a apresenta a loja toda e até mesmo um fio mágico da crina de um unicórnio. Em outro momento, chega a mostrar um chifre.

*Palavras-chave: desejo, fé.

3. Sonhar, Planejar, Realizar.

“Tomei uma decisão. Vou construir uma casa digna de um unicórnio”.

Ela já acredita que seu sonho é possível. Agora, ela passa a se planejar e agir conforme o necessário para cumprir as tarefas que a levam até seu tão amado unicórnio. Começando por construir um estábulo. Afinal, acreditar também não é o suficiente. É necessário correr atrás!

*Palavras-chave: planejamento, ação.

4. Incentive pessoas e elas lutarão contigo.

“Você consegue”.

Ao iniciar sua jornada a partir da “casa digna de um unicórnio”, Kit conhece Virgil, um auxiliar geral de uma loja de construção. Ele foi recomendado para lidar com o trabalho, mas não acredita que seja capaz. Apesar disso, nossa sonhadora persiste e o convence a ajudá-la. Claro que o rapaz finaliza a tarefa com êxito!

*Palavras-chave: determinação, insistência.

5. A pressa é inimiga da perfeição!

“Vá e nos mostre do que é capaz”.

Kit precisa ter paciência. A cada passo que ela dá rumo ao seu sonho, mais afobada fica para alcançá-lo. O que ela não sabia era que seu maior presente não era chegar lá, mas sim o caminho que deve percorrer até sua conquista. Aos poucos, aprende a dar atenção aos detalhes e se percebe numa linda jornada de autoconhecimento.

*Palavras-chave: paciência, resiliência.

6. Cerque-se de amor e tudo correrá bem.

“Não sei ser adulta. Meus pais acham que sou maluca”.

Sua última tarefa era garantir que o unicórnio teria um lar com muito amor e boas energias. Mas num ambiente familiar conturbado como o dela isso não seria possível. Em vista disso, vai junto à família num acampamento de acolhimento psicológico em busca de respostas para os conflitos que tinham. Nem tudo se resolve por lá, porém com o tempo ela percebe que seus pais não a cobravam nada. Eles apenas desejavam que ela pudesse ser feliz e expressavam da maneira que podiam.

*Palavras-chave: amor, família.

7. Deixe sua marca por onde passar.

“O caminho certo é aquele que te leva até você”.

Ela estava trabalhando como temporária numa agência de relações públicas, tentando se encaixar. Quando a pedem para apresentar um projeto de propaganda para um aspirador de pó, Kit não se contém. Monta a apresentação mais colorida e cheia de glitter que pode! Espalha confetes para todo o lado, se expressa, canta e dança. Não deixa sua essência morrer. É autêntica. Tem sua ideia negada, mas, mesmo assim, sai feliz e de cabeça erguida!

*Palavras-chave: autenticidade, essência.

8. Não se sinta inferior, somos únicos!

“Precisa aprender a se amar”.

Por diversas vezes, Kit se compara a Kevin, um homem adorado pelos pais dela. Bem-sucedido, ocupado, “alguém na vida”. Ao contrário dela, que era um fracasso e desapontamento para os pais. Pelo menos era como ela pensava… Até perceber que pode sim crescer, ser adulta e manter seu olhar inocente sobre a vida; e que isso a tornava única!

*Palavras-chave: comparação, individualidade.

9. Por mais que não acreditem em você, continue.

“A coisa mais adulta que pode fazer é fracassar naquilo que acha importante”.

Chegando ao final da trama, Kit finalmente revela seu grande segredo a Virgil, que obviamente não acredita. Ela o leva à loja para tentar convencê-lo, mas chegando lá tudo se foi. Nessa altura da história, o Vendedor já a havia informado que seu unicórnio estava pronto para recebê-la. Com essa situação, ela também passa a duvidar de seu sonho. Mesmo assim, com uma nova ligação e o estábulo pronto cheio de suas artes, ela decide se arriscar e comparece na loja.

*Palavras-chave: dúvida, apoio.

10. Quando chegar lá, compartilhe!

“Todo mundo precisa de magia na vida, mesmo sendo adulto”.

Sim, o unicórnio era real! E antes de encontrá-lo, o Vendedor tinha dito que havia outra mulher na lista de espera caso não fosse buscá-lo. Para nossa surpresa, ao vê-lo ela discursa sobre o quanto ele era importante para ela quando criança, o abraça e agradece. Então vai embora, deixando que ele seja da outra moça. Afinal, ela provavelmente precisava mais dele. E Virgil, que antes duvidava de tudo, e por isso não pôde ver nada da loja, após perceber o quanto aquilo era real para Kit passa a acreditar também e presencia todo esse momento. Os dois saem juntos caminhando de mãos dadas.

*Palavras-chave: generosidade, compaixão.

Portanto: seja corajoso, acredite, se planeje, incentive, tenha paciência, ame muito, deixe sua marca, seja você, continue, compartilhe… Faça tudo isso e muito mais! Só nunca, jamais, em hipótese alguma deixe de sonhar, okay? {♡}

*As imagens e frases não correspondem necessariamente aos momentos exatos descritos em cada tópico.

Lana Bella, Autor em Resiliência Mag

Lana Bella

Apenas uma jovem adulta de alma intensa, livre, transparente e autêntica - apaixonada por si e por tudo que o mundo ainda possui a me oferecer. Nascida em São Paulo, aos 20 anos luto a cada dia para ser minha melhor versão. Encontrei na escrita uma maneira de organizar meus pensamentos, aquietar meu coração e conhecer a mim mesma. Correndo sempre atrás do sonho de ajudar o próximo a estar bem consigo mesmo em toda sua complexidade do ser e de ser humano.

Recent Posts

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…

1 dia ago

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

2 semanas ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

3 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

1 mês ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

1 mês ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

1 mês ago