Autores

3 dicas para construir um relacionamento duradouro

O ato de se relacionar com alguém é, na minha opinião, uma das tarefas mais difíceis que enfrentamos dia após dia. Não existem fórmulas prontas e caminhos sem obstáculos. Isso porque as pessoas são diferentes e, para se relacionar, é preciso aceitar tais diferenças.

O outro nunca será como idealizamos e os problemas enfrentados nunca serão pequenos como gostaríamos. Se relacionar com alguém exige muita paciência e dedicação, pois ninguém é exatamente igual a nós.

Acredito que não existam regras absolutas capazes de garantir a construção de um relacionamento saudável e duradouro, mas com certeza existem algumas coisas que não podem faltar para que o mesmo se fortaleça e se sustente.

Empatia

Saber se colocar no lugar do outro é essencial em qualquer tipo de interação humana, mas quando estamos falando de relacionamentos amorosos fica ainda mais evidente. A partir do momento em que estamos vivendo dia após dia com alguém, com certeza enfrentaremos algumas situações difíceis e conturbadas.

Nessas horas é preciso ter a sensibilidade de se colocar no lugar do outro sem julgamentos, simplesmente para entender como ele se sente. Se não fizermos esse exercício diário, dificilmente conseguiremos construir um relacionamento a longo prazo, pois o que predominará é a indiferença e falta de identificação em relação ao sentimento do outro.

Parceria

A parceria é fundamental para o relacionamento sobreviver. É preciso realmente enxergar o outro como um companheiro para todos os momentos e não apenas para as horas de felicidade.

É essa construção diária que irá fortalecer o laço entre as duas pessoas. É somente quando enxergamos no outro alguém com quem podemos contar em qualquer situação que nos sentimos confortáveis para abrirmos sem medo os nossos corações e compartilharmos as nossas histórias.

Altruísmo

Deixar qualquer egoísmo de lado é extremamente importante para um relacionamento ser saudável. A partir daquele momento duas vidas estão se fundindo e sendo construídas juntas, portanto, não há espaço para pensar apenas em si mesmo e deixar o outro em segundo plano o tempo todo.

Toda decisão que você tomar irá impactar diretamente quem está com você e, justamente por isso, aquela pessoa precisa ser levada em consideração sempre. Ter paciência e saber ceder em prol do outro é essencial. Nem sempre conseguiremos fazer com que tudo saia como gostaríamos – se relacionar com alguém é entender e aceitar isso de coração aberto.

Bruna Cosenza

Bruna Cosenza é paulista e publicitária. Acredita que as palavras têm poder próprio e são capazes de transformar, inspirar e libertar. É autora do romance "Lola & Benjamin" e criadora do blog Para Preencher, no qual escreve sobre comportamento e relacionamentos do mundo contemporâneo.

Recent Posts

AMANHÃ: Eclipse Solar em Áries marca o fim das ilusões e o despertar da verdade – Saiba como aproveitar essa energia!

No dia 29 de março, o céu nos presenteia com um poderoso eclipse solar no…

1 dia ago

Juliana Oliveira denuncia Otávio Mesquita por abuso e revela ter buscado apoio do SBT

Recentemente, a ex-assistente de palco do programa “The Noite”, Juliana Oliveira, levou ao Ministério Público…

1 dia ago

Fuja da rotina: 7 filmes e séries na Netflix que vão agitar o seu fim de semana

O fim de semana está chegando e, com ele, aquela vontade de se jogar no…

1 dia ago

Como funciona a técnica militar para dormir rápido? Adormeça em apenas 2 minutos

Você já imaginou adormecer em apenas 2 minutos? Parece impossível, mas existe uma técnica que…

1 dia ago

3 Hábitos destrutivos que podem acabar com seu relacionamento

Desde cedo, desenvolvemos relacionamentos com pais, amigos, parceiros e colegas. Todos desejamos conexões saudáveis e…

1 dia ago

Coisas que visita NÃO PODE fazer na sua casa pois interfere nas energias e dificulta a prosperidade

Receber visitas em casa é um momento de conexão em que ocorre também uma troca…

2 dias ago