Uma pessoa continuamente triste perde a energia vital e a esperança. Ela sente que não pode contar com ninguém e não quer estar com ninguém. Isso faz com que seja muito difícil buscar a solução para se sentir melhor, embora não seja impossível. O segredo está em começar aos poucos.
Recuperar um bom estado de ânimo requer ação, mas isso é complicado quando se está triste. O fato de pensar nas coisas que devem ser feitas para melhorar, como sair para caminhar ou passar algum tempo com os amigos, pode ser esgotador.
O segredo para recuperar um bom estado de ânimo é começar estabelecendo algumas pequenas metas que sejam atingidas pouco a pouco. Mesmo quando a energia é limitada, sempre é possível sair para dar um pequeno passeio ou ligar para algum familiar, amigo ou conhecido, simplesmente para saber como ele(a) está. Ainda que no começo seja difícil alterar o comportamento, com o tempo a energia irá crescendo e a mudança será notada.
O apoio social tem um papel fundamental na superação de um estado de ânimo negativo. É importante compreender que o isolamento e a solidão pioram a situação, por isso é fundamental manter relações com outras pessoas e participar em atividades sociais.
O problema é que, frequentemente, a pessoa deprimida sente vergonha diante das pessoas que conhece por conta do seu estado, se sente culpada por ter abandonado a relação, ou considera os demais culpados pela sua situação. No geral, as pessoas próximas se preocupam com as suas próprias dificuldades, e não deveria haver nenhum problema em iniciar uma conversa ou participar de alguma reunião social. De qualquer forma, nunca é tarde para fazer novas amizades e conhecer gente nova.
Para cultivar as relações pessoas e ampliar ou reforçar uma rede própria de apoio, pode ser feito o seguinte:
– Envolver amigos e familiares de confiança para poder falar com eles sobre os próprios sentimentos.
– Participar das atividades sociais que surgirem e tentar não se isolar.
– Juntar-se a um grupo de apoio para conversar com pessoas que compartilham da mesma situação.
Uma opção para se abrir ao mundo é começar a se conectar com pessoas que façam algum trabalho de voluntariado, que ajuda não só a ampliar a rede de contatos, mas também a se sentir útil.
A tristeza contínua dá um toque negativo a tudo, inclusive à percepção da própria pessoa, a situação na qual ela se encontra e as expectativas para o futuro. Para sair desse enfoque negativo, é necessário substituir os pensamentos negativos por outros mais equilibrados, desafiando a negatividade.
É possível mudar um pensamento negativo. Para isso, há diferentes formas:
– Pensar de fora de si mesmo, como se fosse outra pessoa, buscando mais realismo nas opiniões e descrições.
– Não sendo tão perfeccionista e se permitindo mais flexibilidade. Não é necessário ser perfeito.
– Relacionar-se com pessoas positivas e observar e analisar as suas reações diante das coisas que geram mal estar, ansiedade e raiva. Isso dá outro ponto de vista e gerará uma energia positiva que pode ser aproveitada para se sentir bem e melhorar a percepção das coisas.
Para superar um estado de ânimo negativo é necessário se preocupar consigo e se cuidar. Isso significa seguir um estilo de vida saudável, aprender a gerenciar o estresse, conhecer os limites do que uma pessoa é capaz de fazer e realizar atividades de ócio e diversão.
Além disso, é importante dormir bem, adotando as medidas necessárias (não consumir cafeína ou outras substâncias que dificultem o sono, relaxar antes de se deitar, jantar bem, etc.) e dormir as horas necessárias (ao menos oito horas diárias).
Também não se pode esquecer da importância da exposição à luz solar, manter o estresse sob controle e praticar técnicas de relaxamento. Cuidar de um animal também ajuda muito na superação de um estado de ânimo negativo.
Quando uma pessoa está deprimida, ela geralmente não quer fazer exercício, mas é necessário levar em consideração que a atividade física é uma ferramenta fundamental para enfrentar um estado de ânimo negativo. De fato, os estudos mostram que o exercício regular pode ser tão eficaz quanto a medicação antidepressiva para aumentar os níveis de energia e a diminuição da sensação de fadiga.
Os cientistas não descobriram exatamente por que o exercício é um antidepressivo tão potente, mas as evidências sugerem que a atividade física provoca o crescimento de novas células no cérebro, aumenta os neurotransmissores e a endorfina, que melhoram o estado de ânimo, reduz o estresse e alivia a tensão muscular, o que poderá ajudar a espantar a tristeza.
O ideal é fazer pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente. Se parece muito, comece fazendo 10 minutos diários e vá aumentando o tempo conforme for melhorando o estado de ânimo.
O que comemos tem um impacto direto sobre como nos sentimos. Não ter uma dieta equilibrada pode afetar negativamente o cérebro e o estado de ânimo, e isso se consegue abusando da cafeína, do álcool, das gorduras trans, das gorduras saturadas e dos alimentos com altos níveis de conservantes químicos ou hormônios.
Para manter uma dieta saudável que ajude a nos sentirmos melhor fisicamente, é necessário considerar o seguinte:
– Não pular as refeições
– Consumir a menor quantidade possível de açúcar e carboidratos refinados
– Consumir alimentos ricos em hidrato de carbono complexo, que mantém a energia durante mais tempo
– Aumentar o consumo de vitamina B, presente em cítricos, vegetais verdes, ovos, entre outros
– Consumir alimentos ricos em nutrientes, como banana, espinafre e arroz integral
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…