7 erros dos pais que destróem a mente das crianças!

Um terapeuta compartilhou os 7 maiores erros parentais que destroem a força mental das crianças. Saiba quais são para não cometer com os seus filhos!

Vivemos num mundo cada vez mais estressante, por isso, nunca foi tão importante promover a resiliência emocional e mental dos nossos filhos. Uma criança que aprende a lidar com a própria mente, se torna independente e capaz. Mas uma criança que é controlada pelas sugestões de uma mente em desequilíbrio, tende a ser um adulto desequilibrado.

As crianças mentalmente fortes são mais bem preparadas para enfrentar problemas futuros por si próprias, e estudos revelaram que elas também têm maior probabilidade de prosperarem na escola e nos seus futuros empregos.

Não será fácil para os pais, mas evitar estes erros comuns pode ajudar.

1. Não minimize os sentimentos do seu filho

As crianças precisam saber que é saudável expressar e falar sobre suas emoções para desenvolverem uma mente forte.

Quando os pais dizem aos filhos coisas como “não fiquem tão tristes com isso” ou “não é grande coisa”, eles estão enviando a mensagem de que os sentimentos não importam e que é melhor reprimi-los.

Se seu filho estiver demonstrando expressões de medo durante uma forte tempestade, por exemplo, considere dizer: “Eu sei que você está com medo agora”. Depois pergunte-lhes o que acham que os faria sentir-se melhor. Isso os ensina como administrar e lidar com as emoções por conta própria.

O objetivo é ajudá-los a praticar soluções simples diante das crises até encontrarem algo que funcione. É assim que se cria uma criança com uma mente forte.

2. Não faça por eles para evitar que se frustem ou fracassem

Como pais, é difícil ver nossos filhos enfrentarem desafios que sabemos que podemos resolver facilmente para eles.

Mas pense desta forma: se seu filho está indo mal na escola, você sabe que contar a ele as respostas do dever de casa só sairá pela culatra, porque você não pode estar na sala de aula quando ele tiver que fazer os testes sozinho.

O fracasso é uma grande parte do sucesso.

Se as crianças nunca tiverem a oportunidade de aprender as lições que vêm com o fracasso, elas nunca desenvolverão a perseverança necessária para se recuperarem após um revés.

3. Não mime demais os seus filhos

As crianças adoram coisas e os pais adoram dar presentes. Mas pesquisas mostram que quando você dá aos seus filhos tudo o que eles desejam, eles perdem habilidades relacionadas à força mental, como a autodisciplina.

Você quer que seus filhos cresçam sabendo que é possível alcançar o que desejam – se trabalharem para isso.

Os pais podem ensinar seus filhos a aprender autocontrole, estabelecendo regras claras para coisas como terminar a lição de casa antes do tempo de tela ou fazer tarefas para aumentar a mesada (para que possam comprar coisas por conta própria, sabendo que merecem).

4. Não cobre perfeição

É natural querer que seu filho almeje grandes objetivos e seja o melhor em tudo. Mas não é assim que as coisas funcionam.

Definir padrões muito altos pode levar a problemas de auto-estima e confiança mais tarde na vida.

Desenvolva força mental em seus filhos, certificando-se de que as expectativas sejam realistas. E mesmo que seus filhos não os conheçam, os contratempos que enfrentarão ainda lhes ensinarão lições de vida valiosas e como ter sucesso na próxima vez.

5. Não deixe a vida deles muito confortável

Há muitas coisas que podem deixar seu filho desconfortável, especialmente quando envolve fazer algo novo: experimentar novos alimentos, fazer novos amigos, praticar um novo esporte ou mudar de casa e ter que ir para uma nova escola.

Mas, assim como o fracasso, abraçar momentos desconfortáveis ​​pode aumentar a força mental.

Incentive seus filhos a experimentar coisas novas. Ajude-os a começar, porque essa é a parte mais difícil. Mas assim que derem o primeiro passo, poderão perceber que não é tão difícil quanto pensavam que seria – e que podem até ser bons nisso!

6. Não deixe seu filho achar que manda em você.

Você quer que seus filhos tomem suas próprias decisões, mas eles também precisam saber que você é o chefe. Por exemplo, se você definir um toque de recolher para seu filho de 12 anos, certifique-se de que ele o cumpra todas as noites (ou tanto quanto possível).

Crianças mentalmente fortes têm pais que entendem a importância dos limites e da consistência. Ceder e permitir que as regras sejam negociadas com muita frequência pode levar a lutas de poder entre você e seu filho.

7. Deixar de cuidar de si mesmo

Quanto mais velhos ficamos, mais difícil se torna manter hábitos saudáveis ​​(por exemplo, alimentação saudável, exercício diário, reserva de tempo para se recuperar). É por isso que é importante modelar hábitos de autocuidado para seus filhos.

Também é fundamental praticar habilidades de enfrentamento saudáveis ​​na frente de seus filhos. Por exemplo, se você está estressado com o trabalho, considere dizer ao seu filho: “Tive um dia muito cansativo no trabalho e vou relaxar com um chá e um livro”.

Mostrar para os seus filhos que você cuida de si mesmo, vai fazer com que ele mire no seu exemplo e cresça sabendo a importância do autocuidado. Muitos adultos negligenciam a própria saúde e bem-estar porque viram seus pais fazendo o mesmo. Não permita que seu filho reproduza esse descuido quando for adulto, mostrando a ele que você se cuida e se ama.

Todas as experiências que seu filho vive ao seu lado, ficam armazenadas na mente inconsciente e, muitas vezes, esses erros que você comete hoje, enquanto ele ainda é uma criança, só vai mostrar suas consequências negativas, quando ele estiver experimentando a vida adulta.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Tracy Hutchinson, PhD, LMHC, é terapeuta com mais de 18 anos de experiência clínica. Ela é colunista regular da Psychology Today, e sua pesquisa sobre psicologia positiva, saúde mental e psicologia emocional foi publicada em dezenas de revistas acadêmicas e livros didáticos revisados ​​por pares.

Foto de Tadeusz Lakota na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.