Muitos dos provérbios chineses são literalmente milenares. Alguns deles foram criados por si mesmos, enquanto outros são derivados de alguma lenda. Todos visam condensar um ensinamento sobre a vida. É uma maneira didática de transmitir o conhecimento adquirido por essa cultura.
A palavra que designa os provérbios chineses é “Chengyu”. Quase todas essas frases são compostas por quatro caracteres da língua chinesa. Isso é ideográfico. Cada caractere tem um significado amplo.
” O dragão imobilizado em águas profundas torna-se presa de caranguejos”.
– Provérbio chinês –
Agora, se algo caracteriza os provérbios chineses é a sua elegância. Também podemos ressaltar sua essência poética e sua capacidade de simbolizar a realidade. Não é sem motivo que sobreviveram ao tempo e se espalharam por todas as culturas do planeta. Aqui estão sete bons exemplos desses maravilhosos provérbios.
Provérbios chineses sobre a vontade
Os orientais e, em particular, os chineses, caracterizaram-se por um profundo espírito de sacrifício e uma grande apreciação pela vontade. Historicamente, esta nação sofreu grandes calamidades e mais de uma vez renasceu de suas cinzas. É por isso que eles dão um enorme valor a essa capacidade de se manter firme. É isso o que eles dizem aqui: “Grandes almas têm vontades; o fraco tem apenas desejos“.
Tradições chinesas
Da mesma forma, uma boa quantidade de provérbios chineses destaca a capacidade do ser humano de moldar seu destino. Como eles apontam aqui: “Você não pode evitar que o pássaro da tristeza voe sobre sua cabeça, mas pode evitar que ele faça um ninho em seu cabelo“.
A montanha e a vida
A montanha é uma metáfora usada em muitos dos provérbios chineses. Representa a dificuldade, o obstáculo. Como nesta frase: “Aquele que deslocou a montanha é o que começou a remover as pequenas pedras“. A frase é uma homenagem à paciência, uma fonte de força nas culturas orientais.
Um significado semelhante tem este outro provérbio: “É preciso escalar a montanha como um homem velho para chegar como jovem”. Aqui também falamos de paciência, juntamente com a perseverança. A montanha deve ser escalada como um velho, ou seja, enfrentando o obstáculo com prudência e devagar. “Para chegar como jovem” significa que a estrada renova quem quer que a atravesse.
O verdadeiro senso de confiança
Um dos provérbios chineses diz: “A melhor porta fechada é aquela que pode ser deixada aberta”. É um belo ensinamento que contém uma grande verdade, envolto em belas roupagens poéticas. Este provérbio fala sobre a confiança.
Arte chinesa
Neste caso, a porta é um símbolo do que é guardado. Fornece segurança e evita a passagem para algo valioso. No entanto, a confiança não pode ser colocada naquela barreira, mas na vontade dos outros de não cruzá-la.
Pureza excessiva
Os puros e os impuros têm sido temas de análise na religião, filosofia e cultura. Quase sempre o puro está associado ao positivo e o impuro com o negativo. No entanto, neste provérbio chinês a ideia é invertida: “Em água pura demais não há peixes“.
Esta reflexão fala sobre a falta de humanidade na perfeição. É por isso que a água sem vida é chamada de “estéril”. Por outro lado, também há uma contradição. Ou seja, o que poderia ser chamado de “impureza”. Uma impureza maravilhosa que justamente dá origem à vida. Não esqueçamos que o sucesso é o filho do erro, não da perfeição.
Avance, sempre avance
Os chineses, como quase todas as culturas orientais, são amantes da pausa. Ao contrário do Ocidente, eles veem a pressa como um um defeito, não uma virtude. Por si só, a construção de sua história durou vários séculos. Eles são testemunhas das mudanças lentas. Esta perspectiva é muito bem sintetizada aqui: “Não tenha medo de ser lento, tema apenas ser detido“.
A sabedoria dos provérbios chineses
Nesse caso, eles nos falam sobre a importância de permanecermos ativos. Isso não implica necessariamente fazer as coisas com pressa, mas num processo no qual o progresso é feito passo a passo. Mesmo que o objetivo esteja longe, enquanto o progresso for mantido, ele será alcançado.
Os provérbios chineses são uma fonte inesgotável de sabedoria e beleza. A coisa mais bonita que eles têm é essa maneira muito sugestiva de dizer as coisas, mas sem dizer nada diretamente. Chamam cada um para fazer uma reflexão em vez de entregar uma verdade absoluta “digerida”. Esta é precisamente a sua magia.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…