“Quando nos deparamos com pessoas arrogantes, a impressão que temos é a de que elas se acham muito superiores a nós, mas a realidade pode ser exatamente inversa. Se você convive com uma pessoa arrogante, tem que ler esse texto agora!”
Não, as pessoas presunçosas não se acham o último biscoito do pacote, pelo contrário, elas têm sérios problemas de autoestima e precisam reconhecer e aceitar seu valor. Para entender uma pessoa arrogante você precisa saber que:
1. Elas não se acham superiores
Parece difícil de acreditar, mas as pessoas arrogantes não se sentem melhores do que os outros, muito pelo contrário! A atitude pretensiosa vem exatamente do fato de acreditarem que têm um valor inferior, podendo refletir até um complexo de inferioridade.
2. São muito frágeis
Atitudes arrogantes vêm geralmente de pessoas muito sensíveis que acabam por serem reativas à mínima atitude de indiferença. É muito fácil ferir seu ego e seus sentimentos. Uma palavra mal colocada e/ou uma atitude despretensiosa podem ser interpretadas como um afronta e desencadear a fúria da pessoa arrogante.
3. Precisam se autoafirmar
Elas precisam provar o tempo todo que têm valor exatamente por acreditarem no contrário, por isso adoram exaltar seus feitos e falar de suas qualidades, algumas das quais podem, inclusive, ser fantasiosas. É possível também que falar mal dos outros seja apenas uma estratégia inconsciente de trazê-los para o patamar de inferioridade que acreditam ter.
4. Podem ser pessoas generosas
As posturas de soberba podem mascarar uma personalidade generosa. Algumas pessoas estão tão preocupadas em se defender do desvalor que elas dão a si mesmas que acabam por oprimir sua própria bondade. Portanto não misture arrogância com tipo de caráter.
5. Não são felizes
A sensação de desconforto as persegue o tempo todo. É impossível ser feliz carregando consigo a necessidade de humilhar os outros para se sentir melhor. Cada vez que seu ego é agredido, cria-se um tormento no seu peito que acaba tomando a forma da soberba para as pessoas que as cercam. Alguns até sofrem muito quando são arrogantes.
6. Não acham que sabem tudo
Pessoas arrogantes, geralmente, insistem que as coisas sejam feitas a sua maneira, não porque acreditam que seja a mais correta, mas porque é a forma que têm de provar como são importantes e não falham, consequência dessa briga incessante que travam contra a desconfiança que têm da sua própria capacidade.
7. Precisam de amor
A arrogância nasce exatamente de uma enorme lacuna de amor e valorização que tais pessoas carregam dentro de si. Uma criação hostil pode dar origem a essa crença de que não são bons o suficiente. Sim, às vezes, a arrogância é um grito de socorro ou por um pouco de amor. Sentirem-se valorizadas e gostadas acalma seus corações porque, a partir do momento que entendem seu valor, perdem a necessidade de provar que são especiais.
Portanto, da próxima vez que cruzar com alguém arrogante, entenda que você está diante de uma pessoa carente de amor e tenha compaixão. Quando você perdoa a soberba, está não só quebrando a energia negativa que o outro lhe envia, mas também acalmando o seu próprio coração.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…