Comportamento e Psicologia

8 sinais de que caiu na armadilha de um manipulador emocional

Muitas pessoas percebem na hora que estão sendo manipuladas, pois já passaram por isso e conhecem quais sentimentos são provocados. Alguns, no entanto, têm dificuldade de reconhecer esse tipo de armadilha.

1- Faz Você duvidar da sua sanidade

Os manipuladores emocionais são mentirosos e extremamente talentosos. Insistem que não fizeram algo que você mesmo acabou de ver ou afirmam que disseram algo que você sabe com certeza que nunca mencionaram. O problema é que eles mentem com tanta habilidade que, no final, você começa a duvidar de própria sanidade. Insistir que todos os problemas são fruto de sua imaginação é uma especialidade dos manipuladores.

2- Suas ações contradizem suas palavras

Os manipuladores emocionais dizem o que você quer ouvir, mas as suas ações são outra história. Eles sempre dizem que vão dizer que te apoiam, mas, quando chega a hora da mão na massa, fingem que todos os seus pedidos não são sensatos.

3- Joga com o sentimento de culpa

Os manipuladores emocionais usam o sentimento de culpa em seus interesses. Ao tentar falar sobre os seus problemas, você vai acabar se sentindo culpado de os incomodar. Se não conta nada, sentirá culpado por manter segredos. Eles fazem com que sinta que tudo o que faz está errado e que todos os problemas são culpa sua.

4- Quer parecer vítima

Os manipuladores emocionais nunca têm culpa de nada. Independentemente do tipo de erro que tenham cometido, o culpado sempre é outra pessoa (provavelmente você). Se você está chateado ou triste, a culpa é das suas expectativas elevadas; se o manipulador está triste, a culpa é sua de tê-lo entristecido. Os manipuladores emocionais não se responsabilizam por nada.

5- Simula ser muito sensível

Seja em uma relação pessoal ou comercial, os manipuladores emocionais sempre começam a compartilhar coisas importantes muito rápido e esperam o mesmo de você. Eles fingem ser sensíveis e vulneráveis, mas é uma armadilha. Tendem a fazer isso, para que você se sinta especial ou amigo próximo e para que comece a sentir pena dele e responsável por seu estado emocional.

6- Ele se oferece para ajudar e logo faz você se sentir em dívida com ele

O desejo inicial de se oferecer para ajudar, rapidamente se transforma em queixas e afirmações de que tudo o que está fazendo é extremamente difícil. O objetivo é fazer você se sentir em dívida com o manipulador.

7- Sempre se sente pior do que você

Não importa o tamanho do seu problema, o manipulador sempre estará pior do que você. Os manipuladores nunca se cansam de lembrar que os seus problemas são muito mais graves. Dessa forma você não tem razão alguma para reclamar.

8- Conhece as suas fragilidades e as usa contra você.

Se você está preocupado com o seu peso, recebe vários comentários sobre o que come ou sobre o tipo de roupa que veste. Se está preocupado com uma apresentação que terá de fazer, o manipulador irá falar justamente sobre os riscos e lembrar casos de insucesso. Facilmente eles leem as suas emoções, mas sabem usar essa habilidade somente para manipular, sem tentar ajudá-lo a se sentir melhor.

Os manipuladores emocionais podem deixá-lo louco com seu comportamento irracional. Não tente vencê-los em seu jogo. Mantenha uma certa distância emocional e não se deixe cair em suas armadilhas.
Produzido com base em material de 9 Signs You’re Dealing with an Emotional Manipulator

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…

4 dias ago

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

2 semanas ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

3 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

1 mês ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

1 mês ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

2 meses ago