Vida… Tão complexa aos olhos de meros sobreviventes. Tão simples aos olhos de quem sabe viver.
É Preciso Saber Viver – Roberto Carlos
Quem espera que a vida Seja feita de ilusão Pode até ficar maluco Ou morrer na solidão É preciso ter cuidado Pra mais tarde não sofrer É preciso saber viver Toda pedra do caminho Você pode retirar Numa flor que tem espinhos Você pode se arranhar Se o bem e o mal existem Você pode escolher É preciso saber viver É preciso saber viver É preciso saber viver É preciso saber viver Saber viver, saber viver!
Numa noite dessas, me olhei no espelho, e enxerguei. Uma humana. Cheia de qualidades e defeitos. Que erra e acerta. Aprende com cada erro. Comecei a falar, desabafar, conversar… Comigo mesma.
E percebi: a vida é simples. A base de tudo? Amor próprio. A percepção de que você não precisa de nada nem ninguém para ser feliz, somente de você! Você é capaz de tudo que desejar.
É perfeito. Apesar de cada acne, de cada cravo, de cada gordura localizada, de cada pedaço de pele a mais ou a menos, de cada tipo diferenciado de cabelo, somos todos lindos! E perfeitos!
O que a gente sonha, a gente pode realizar. Se souber lutar com sabedoria. Tudo tem sua beleza. Tudo tem seu porquê. Tudo tem seu lado bom. A gente nasceu para ser feliz. A tristeza é apenas um acidente.
Aprendi naquela noite a enxergar a felicidade em cada pequena coisa. Amores são acréscimos em nossas vidas, não complementos. Dá para ser feliz sozinho, mas em companhia é muito melhor.
O negócio é sorrir, rir, gargalhar mais. Sorrir por simplesmente estar vivo. Vivendo. É amar mais! Abraçar e beijar mais…
O negócio é saber viver. Fazer o que te faz feliz. A felicidade está nos simples momentos. Se você sabe amar pode conquistar tudo que desejar.
O negócio é ter ousadia. É se atrever a viver.
1. Não ter medo de ir atrás do sonho que se tem.
2. Não ter medo de gritar o que pensa e sente.
3. Não ter medo de conhecer o mundo.
4. Não ter medo de se vestir como quer.
5. Não ter medo de mudar.
6. Não ter medo de pedir ajuda quando precisar.
7. Não ter medo de ser quem é.
8. Não ter medo de ser feliz.
9. Não ter medo de viver!
No final de tudo, meu olhar se encheu de lágrimas, mas nenhuma ousou descer. Me deitei, e sorri. Não aguentei nem 5 minutos e me levantei. Desci as escadas correndo, abracei minha família. Chorando de alegria, só por estar viva. Disse “te amo” milhares de vezes para cada um, abracei forte mesmo.
Eu finalmente havia entendido a vida e encontrado a felicidade. Agora, eu tenho a ousadia de me atrever a viver. E você? {♡}
*Escrevi esse texto há 5 anos, inspirada pelo tema da Feira do Conhecimento 2014 do Colégio Objetivo Bragança: “A vida é para quem se atreve a viver”.