É natural refletir sobre os anos mais recentes de nossas vidas. Para alguns, o passado está cheio de memórias de casamento, filhos, crescimento profissional e a construção de um estilo de vida estável e confortável.
Para outros, entretanto, o passado está repleto de relacionamentos fracassados, amizades rompidas, mudanças de casas e vários recomeços.
Refletindo sobre o que os anos me trouxeram, fica aparente que me encaixo na segunda categoria. Às vezes me sinto como uma bola de pingue-pongue, sendo jogada de um lado para o outro por duas raquetes de madeira. Espero ansiosamente cair na mesa abaixo, mas aos 28 anos isso ainda não é possível.
Embora a estabilidade na vida seja atraente, acho que todas as experiências de vida que tive até agora só me fizeram mais forte. Mudando de um lugar para o outro, me apaixonando e desapaixonando, sendo independente e fazendo as coisas acontecerem só fortaleceu a mim e à minha alma. Como resultado, sei das experiências que fazem e algumas mulheres mais fortes.
Eis aqui dez exemplos:
1. Amar e deixar partir.
A mulher forte sabe o que é se aproximar de alguém e depois deixar a pessoa partir. No começo, é devastadora a sensação de perder alguém que se ama. Você pensa: “Como vou continuar vivendo sem essa pessoa na minha vida?”
Mas a mulher forte encontra um jeito de seguir em frente. Ela entende que a vida continua, mesmo depois que um amor ou uma amizade não fazem mais parte de sua vida. Ela aprende a deixar a pessoa partir, e fica cada vez mais fácil, porque o tempo a tornou mais independente e corajosa.
2. Correr riscos.
A mulher forte não tem medo de fazer o que acha certo. Ela vai se mudar de cidade no meio da guerra para começar uma vida nova. Ela não vai se preocupar com o que vem pela frente, porque ela gosta de riscos. A mulher forte é tão segura que sabe que vale a pena correr riscos e que tudo vai dar certo no final.
3. Levantar-se depois da queda.
A mulher forte não tem medo de fracassar, porque ela já passou pela experiência. Ela começou algo que exigia tempo e esforço e não teve sucesso; porém ela sempre consegue se levantar e começar e novo. A mulher forte perdeu emprego, amor e oportunidades únicas, mas mesmo assim consegue superar o fracasso e se reconstruir.
4. Deixar os pais para trás.
A mulher forte sabe o que é sair de casa cedo. Ela sabe o que é se despedir do pai e da mãe e embarcar num avião para o outro lado do mundo. Ela sabe se cuidar, mesmo que sua família esteja longe. Na volta, a mulher forte entende ainda melhor a importância dos pais e da família.
5. Saia da zona de conforto.
A mulher forte entra numa sala cheia de desconhecidos e caminha como se fosse a dona do lugar. A mulher forte sabe a importância de ser visível numa cidade, país, emprego ou relacionamento novos. A mulher forte vai fazer amizades e ter experiências que valerão para o resto da vida.
6. Encontrar conforto na solidão.
A mulher forte está acostumada com o ir e vir das pessoas. Ela está feliz quando está cercada de gente, mas também fica à vontade quando está sozinha em casa à noite. No começo ela fica triste, mas sabe que a solidão é temporária.
7. Viver uma guerra.
A mulher forte passou por uma guerra. Ela ouviu as sirenes; viu as pessoas correndo para abrigos; olhou para o céu e viu foguetes sendo interceptados, como fogos de artifício explodindo num mar escuro. Ela viu o olhar aterrorizado no rosto da mãe quando soube que seus filhos corriam perigo. A guerra só a fez mais forte e lhe fez valorizar a vida ainda mais.
8. Dominar seus medos.
A mulher forte tem medo, como todo mundo. Mas ela entende que o medo pode ser irracional e deve ser dominado. A mulher forte entra no avião mesmo não querendo; ela vai para outro país porque sabe que isso vai ajudá-la a crescer; ela entrou na UTI para visitar o pai doente mesmo tendo medo de ver o que está do outro lado da porta.
9. Fortalecer o corpo.
A mulher forte conhece bem seu corpo. Ela entende que o exercício vai deixá-la mais forte. Ela respira, se alonga, come bem, tudo porque sabe que é bom para sua saúde e sua longevidade.
10. Sonhar alto.
Finalmente, a mulher forte sempre sonha alto. Ela quer ser bem-sucedida, ser a melhor pessoa possível. Ela tem muitos objetivos em mente e os alcança, pouco a pouco. Ela não diz “Não” ou “Isso é impossível” para si mesma. A mulher forte acredita em si mesma e luta por seus objetivos. A mulher forte não sabe o que é limite.
Sim, às vezes me sinto como aquela bola de pingue-pongue, sendo jogada de um lado para o outro, só esperando cair no chão. Mas sei que minhas experiências só me fortaleceram. Ao entrar em 2016, tenho orgulho de ser uma mulher forte, independente e de espírito livre.
Siga Rachel Wolfson no Twitter: