Como a gratidão pode mudar sua vida?
por Marelisa Fabrega
“Se a única oração que você fizer em sua vida é dizer ‘obrigada’, já é o suficiente.” – Meister Eckhart
Gratidão significa agradecer, contar suas bênçãos, notar prazeres simples, reconhecendo tudo o que você recebe.
Gratidão significa aprender a viver sua vida como se tudo fosse um milagre e estar ciente, continuamente, do quanto você já recebeu. A gratidão muda seu foco do que falta à sua vida para focar na abundância que já está presente.
Além disso, pesquisas comportamentais e psicológicas mostraram as surpreendentes melhorias na vida que podem resultar da prática da gratidão. Dar graças torna as pessoas mais felizes e resistentes, fortalece os relacionamentos, melhora a saúde e reduz o estresse.
Pesquisa mostra que gratidão aumenta qualidade de vida
Dois psicólogos, Michael McCollough, da Southern Methodist University, em Dallas, Texas, e Robert Emmons, da Universidade da Califórnia em Davis, escreveram um artigo sobre um experimento que eles realizaram sobre gratidão e seu impacto no bem-estar.
O estudo dividiu várias centenas de pessoas em três grupos diferentes e todos os participantes foram convidados a manter diários diários.
O primeiro grupo manteve um diário dos eventos que ocorreram durante o dia sem ser instruído especificamente a escrever sobre coisas boas ou ruins; o segundo grupo foi instruído a registrar suas experiências desagradáveis; e o último grupo foi instruído a fazer uma lista diária de coisas pelas quais eram gratas.
Os resultados do estudo indicaram que os exercícios diários de gratidão resultaram em níveis mais altos de alerta, entusiasmo, determinação, otimismo e energia.
O Dr. Emmons – que estuda gratidão há quase dez anos e é considerado por muitos como a principal autoridade mundial em gratidão – é autor do livro “ Obrigado !: Como a Nova Ciência da Gratidão Pode Fazer Você Mais Feliz”.
As informações deste livro são baseadas em pesquisas envolvendo milhares de pessoas conduzidas por vários pesquisadores diferentes em todo o mundo.
Uma das coisas que esses estudos mostram é que praticar gratidão pode aumentar os níveis de felicidade em cerca de 25%.
Isso é significativo, entre outras coisas, porque, assim como existe um certo peso que parece natural ao seu corpo e que ele se esforça para manter, seu nível básico de felicidade é definido em um ponto predeterminado.
Se algo ruim acontecer com você durante o dia, sua felicidade poderá diminuir momentaneamente, mas depois retornará ao seu ponto de ajuste natural.
Da mesma forma, se algo positivo acontecer com você, seu nível de felicidade aumentará e retornará novamente ao seu “ponto de referência da felicidade”.
Além disso, a pesquisa do Dr. Emmons mostra que aqueles que praticam gratidão tendem a ser mais criativos, se recuperam mais rapidamente da adversidade, têm um sistema imunológico mais forte e têm relacionamentos sociais melhores do que aqueles que não praticam gratidão.
Ele ressalta ainda que “Dizer que sentimos gratidão não significa dizer que tudo em nossas vidas é necessariamente ótimo. Significa apenas que estamos cientes de nossas bênçãos.”
Observe e aprecie os presentes de cada dia
As pessoas tendem a tomar como certo o bem que já está presente em suas vidas.
Há um exercício de gratidão que instrui que você deve imaginar perder algumas das coisas que você dá como garantidas, como sua casa, sua capacidade de ver ou ouvir, sua capacidade de andar ou qualquer coisa que atualmente lhe dê conforto.
Então imagine recuperar cada uma dessas coisas, uma a uma, e considere o quão grato você ficaria por cada uma delas.
Além disso, você precisa começar a encontrar alegria nas pequenas coisas, em vez de esperar grandes conquistas – como conseguir a promoção, economizar e ter uma vida confortável, casar-se, ter o bebê etc. – antes de se permitir ter tudo isso, sinta gratidão e alegria.
Outra maneira de agradecer para apreciar mais plenamente a vida é usar a gratidão para ajudá-lo a colocar as coisas na perspectiva correta.
Quando as coisas não acontecem do seu jeito, lembre-se de que toda dificuldade traz consigo as sementes de um benefício igual ou maior.
Diante das adversidades, pergunte-se:
“O que há de bom nisso?”, “O que posso aprender com isso?” E “Como posso me beneficiar disso?”
Existem muitas maneiras de praticar a gratidão
Um método comum para desenvolver a prática da gratidão é manter um diário de gratidão, um conceito que ficou famoso pelo livro de Sarah Ban Breathnach, “ Simple Abundance Journal of Gratitude”.
Este exercício consiste basicamente em escrever todos os dias uma lista de três a dez coisas pelas quais você é grato; você pode fazer isso de manhã ou antes de dormir à noite.
Outro exercício que você pode tentar é escrever uma carta de gratidão a uma pessoa que exerceu uma influência positiva em sua vida, mas a quem você não agradeceu adequadamente. Alguns especialistas sugerem que você marque uma reunião com essa pessoa e leia a carta pessoalmente.
No ano passado, milhões de pessoas aceitaram o desafio proposto por Will Bowen, ministro de Kansas City, de passar 21 dias sem reclamar, criticar ou fofocar.
Para ajudar a condicionar os participantes a parar de reclamar, cada um usava uma pulseira roxa sem queixas.
Vários autores do gênero de auto-aperfeiçoamento sugeriram que as pessoas façam algo semelhante para ajudar a condicionar-se a estar constantemente conscientes das coisas na vida pelas quais são gratas.
Uma variação do conceito de pulseira é criar uma pulseira de agradecimento, com um charme significativo ou encantos diferentes representando as coisas pelas quais você mais agradece.
Por exemplo, você pode ter um amuleto em forma de coração para simbolizar seu parceiro, estatuetas para representar diferentes membros da família, uma maçã para representar saúde, um cifrão para simbolizar a abundância, um encanto que representa sua profissão atual ou uma carreira futura, e talvez um encanto que faça você rir para representar humor e alegria.
Conclusão
Depois de se orientar a procurar coisas pelas quais agradecer, você descobrirá que começará a apreciar prazeres simples e coisas que anteriormente considerava óbvias.
A gratidão não deve ser apenas uma reação para conseguir o que você deseja, mas uma gratidão de todos os tempos, do tipo em que você nota as pequenas coisas e em que constantemente busca o bem, mesmo em situações desagradáveis.
Hoje, comece a agradecer suas experiências, em vez de esperar por uma experiência positiva para se sentir grato; Dessa maneira, você estará no caminho de se tornar um mestre da gratidão.
*Via Possibility Change. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.