Primeiro a ser tratado com plasma de pacientes que já superaram o vírus, se recupera no Chile
Em meio ao panorama difícil devido aos efeitos do coronavírus, histórias de esperança aparecem, como a de Andrés Meza, o primeiro recuperado da doença após receber um novo tratamento com plasma de pacientes que já superaram o vírus.
Andrés, cirurgião do Hospital San Antonio, foi infectado com COVID-19 e estava próximo da morte, mas conseguiu superar a doença, graças a um tratamento que poderia se tornar a salvação de muitos pacientes críticos, um tratamento com plasma convalescente.
Apenas 24 horas depois de receber o tratamento inovador, ele recuperou suas forças, melhorou seus exames e conseguiu sair da condição crítica em que estava.
Em momentos sombrios devido ao grande número de pessoas infectadas com coronavírus, Andrés contou sua história esperançosa a Meganoticias.
Recuperação de Andrés
“O vírus definitivamente estava me consumindo, houve muitas vezes em que pensei que ia morrer”, diz Andrés dias antes de receber o tratamento com plasma convalescente .
O jovem acrescenta: “na noite anterior eu sabia que ia morrer. Na manhã seguinte, sabia que iria viver”.
Em momentos críticos, Andrés recebeu uma ligação do Chefe de Hematologia da Fundação Arturo López Pérez. Eles queriam que ele fosse o primeiro no Chile a tentar um novo tratamento com plasma de pacientes recuperados.
Ele aceitou, ele foi fornecido e todas as mudanças . “Dormi duas horas, acordei às nove e acordo como se fosse outra pessoa … com força nas mãos, energia e bom humor”, confessou Andrés sobre o tratamento que salvou sua vida.
Foto: Christophe Simon / AFP / CPA
Como funciona o tratamento com plasma convalescente?
O sistema consiste em coletar uma amostra de sangue de um paciente recuperado do COVID-19, deixando seus anticorpos.
Esses mesmos anticorpos são então usados para combater o vírus em um paciente gravemente doente.
Com isso, um paciente recuperado empresta seus anticorpos a alguém doente e que não gerou defesas para a doença.
Uma nova oportunidade para pacientes gravemente enfermos, a chave para uma doença que ainda temos um longo caminho a conhecer, mas que tem o plasma convalescente uma oportunidade de salvar vidas quando o tratamento recomenda e o corpo do paciente a aceita.
*Com informações de Meganotícias.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.