É petulância dizer que, o que o outro sente é coisa da cabeça dele!

Pessoas petulântes sempre vão negar a verdade, quando a verdade, não as favorecer.

É tão incoerente invalidar o que o outro sente, dizendo que é “coisa da cabeça dele”, primeiro, porque o sentir não vem da mente, vem do coração.

Então, quando alguém disser que está sentindo algo, não fale como se você soubesse mais sobre os sentimentos dele do que ele mesmo.

Falar que o que o outro sente é coisa da cabeça dele é cruel demais.

O perigo dessa frase é que você passa a incentivar o outro a desacreditar dos próprios sentimentos, pelo simples prazer de ver o outro duvidar de si mesmo.

Porém, muitas pessoas vão perceber ou já perceberam que, essa frase é mera tentativa de manipular os fatos, de distorcer a verdade, e mais, é armadilha para invalidar o que o outro sente.

Quando alguém tem a coragem de expressar o que sente a você, apenas ouça, acolha, e faça perguntas que possam ajudar essa pessoa a entender melhor os seus sentimentos. Isso é se colocazr a serviço com amor.

Se o que ela sente, diz respeito a você, não fique na defensiva e jamais, tente a desestabilizar, a acusando de carência ou loucura.

Se uma pessoa dedica um tempo de sua vida para compartilhar com você o que ela sente, é porque ela confia em você. É porque ela deseja ouvir o que você tem a dizer, mas principalmente, o que ela menos precisa é que você diga que é coisa da cabeça dela.

Mas quando você a ignora ou utiliza o silêncio como escuto para esconder a sua falta de empatia, você diz nesse silêncio: “NÃO SOU DIGNO DE VOCÊ”.

Apenas pessoas petulântes, arrogantes e que se acham melhores do que as outras, praticam essa tática de silenciamento, de tentar fazer o outro pensar que está “viajando”, que está “louco”, “criando problemas onde não existem”, “imaginando coisas”…

Pessoas petulântes sempre vão negar a verdade, se a verdade não as favorecer.

A petulância sempre vai dizer: “É coisa da sua cabeça!”. Só para não esticar a conversa…

Para terapia, constelação familiar e regressão me chame no direct @rhamuche e marque uma consulta individual.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.