Síndrome de Tourette: Condição que afeta ‘Cara de Sapato’ prejudica o convívio social
A condição do lutador “Cara de Sapato” pode prejudicar o convívio social, em especial em situações de estresse, como no reality.
Um dos participantes do BB23, o lutador Antônio Carlos Júnior, mais conhecido como “Cara de Sapato”, chamou a atenção do público pelos seus “tiques” repetitivos como, movimentos com o braço, nariz e boca, mas o que muitos não sabem é que ele havia sido diagnosticado há sete anos com a Síndrome de Tourette.
A síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico que é marcado pela presença de alguns tiques, que podem ser motores, vocais ou múltiplos, como movimentos repetitivos ou fungar, limpar a garganta e até mesmo proferir xingamentos frequentemente, o que pode causar constrangimentos, ansiedade e irritabilidade, além de prejudicar o convívio pessoal do indivíduo afetado.
Como Neurocientista eu avalio que, a estadia do lutador no reality pode gerar um ambiente propício para o aumento dos sintomas da síndrome.
Estar confinado em um reality show e submetido a provas de resistência e dinâmicas pensadas para estressar os participantes, pode contribuir para o aumento da frequência e intensidade dos tiques, o que pode se estender, até mesmo, após a sua saída do confinamento, devido à pressão social, rotina desgastante de entrevistas e cobranças por atitudes dentro do programa”
No entanto, como ele já realiza tratamento para a síndrome há muito tempo e os participantes contam com apoio à saúde mental, com profissionais que devem estar a par da saúde dele, é possível que esses impactos sejam reduzidos significativamente, mas não impedem que o quadro seja vivido constantemente pelo lutador dentro da casa.
Cara de Sapato chegou a revelar durante o reality que começou a sentir os sintomas da síndrome desde criança e que já achou que estava ficando maluco
Mas que após a ida a um neurologista foi diagnosticado e deu início ao tratamento que o ajudou a ganhar mais confiança e desenvolver melhor o controle dos tiques.
Você conhece alguém com essa síndrome? Aceitaria participar de um propgrama onde ela estaria em evidência?
Cara de Sapato teve muita coragem de expor a sua vulnerabilidade, e essa exposição poderá fazer muitas pessoas que não sabem ao certo se possuem ou não uma síndrome neurológica, a irem atrás de um diagnóstico preciso.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.