O manipulador sempre vai dizer que a culpa é sua!
“Se você é um viciado em aprovação, seu comportamento é tão fácil de controlar quanto o de qualquer outro viciado. Tudo o que um manipulador precisa fazer é um processo simples de duas etapas: dar a você o que você deseja e depois ameaçar tirá-lo. Todo traficante de drogas do mundo joga esse jogo.” —Harriet B. Braiker
O manipulador vai fazer você se sentir mal consigo mesmo para conseguir o que quer de você ou para elevar a autoimagem dele.
Não importa qual seja o motivo, é difícil não levar para o lado pessoal e sentir aquelas emoções desagradáveis de rejeição. Mas o fato é que não é sobre quem você é, é sobre quem ele é.
O manipulador é incapaz de se sentir bem ao empurrar alguém no chão. Além disso, ele não tem habilidade interpessoal para conseguir o que deseja de uma forma que beneficie a todos.
Quando se trata de manipuladores, pode ser extremamente difícil estar ciente do que estão fazendo e como estão fazendo.
O manipulador é um mestre do engano.
Quando você está convivendo com um manipulador experiente, pode até acabar sentindo que é tudo culpa sua.
Esse tipo de manipulação de alto nível é chamado de ‘gaslighting’ em homenagem ao filme antigo em que um homem manipulou sua esposa a ponto de ela sentir que estava perdendo a sanidade.
Infelizmente, as técnicas que os manipuladores usam são muito comuns; eles são conhecidos por controlar personalidades em todos os níveis, são vários tipos, de valentões e narcisistas, a ditadores e líderes de cultos. Eles estão na raiz do crime de controle coercitivo.
Suas fórmulas de manipulação são usadas em relacionamentos e no trabalho.
Como você pode identificá-los? As seguintes expressões podem ser uma pista:
1. “Você está mentindo”
A maioria de nós gosta de ser percebido como pessoas honestas e verdadeiras. Sim, talvez tenhamos deixado escapar uma mentira branca ou conveniente; quem não? No entanto, a maioria das pessoas têm bom coração e é honesta. E por causa disso, nos sentimos incrivelmente magoados quando os outros nos veem como desonestos, não importa quem sejam essas pessoas: de estranhos a entes queridos, de mentiroso habitual ao mais honesto de todos.
Os manipuladores sabem que, ao dizer “você está mentindo”, você entra no modo defensivo, onde fica mais vulnerável e propenso a ceder aos desejos deles.
Ouça, saiba quem você é e não permita que outros cubram sua autoimagem com suas opiniões subjetivas; ou ainda, pior, usar seus sentimentos para manipulá-lo.
2. “Você entendeu mal o que eu disse”
Defenda sua posição, seja assertivo e deixe as pessoas saberem o que você quer ou não quer. Deixe claro para a outra parte que, quando se trata do que você está disposto a fazer ou não, é irrelevante se você entende exatamente o que ela quis dizer.
3. “Não gosto de drama”
Você se sente mais constrangido quando alguém lhe diz isso? Você não tem a tendência de presumir automaticamente que a culpa é sua? Que você está fazendo um drama do nada? Quando você faz, eles ganham!
Seja menos autoconsciente e mais autoconfiante. Saiba que quando você expressa um sentimento, uma emoção ou pensamento, você tem direito a isso!
4. “Você é muito sensível”
Talvez você seja mais sensível do que os outros sobre certos assuntos ou situações, mas isso não significa que você deva permitir que as pessoas usem isso contra você. Você tem suas razões para se sentir assim e ninguém tem o direito de exigir explicações para isso.
Os manipuladores estão lhe dizendo isso, embora não acreditem no que estão dizendo. Eles estão fazendo isso porque é uma forma de fazer você se sentir fraco e duvidar do seu julgamento e, no final, chegar à conclusão de que eles sabem mais do que você.
5. “Eu não disse/fiz isso” ou “A ideia não foi minha, foi sua”
Quando as coisas não vão muito bem, os manipuladores colocam toda a culpa em você:
– Eles nem mencionaram esse assunto;
– Você não os entendeu;
– Eles não disseram/fizeram isso;
– foi sua ideia;
– Eles disseram a coisa certa e você a errada;
6. “Vejo que você quer começar uma briga”
Se você não concorda com eles, é ameaçado com uma briga ou conflito, como se essa fosse a única maneira de as coisas seguirem em frente.
7. “Você é tão negativo”
Por que você não pode simplesmente animá-los e fazer o que eles querem? (por favor, note o sarcasmo).
Os manipuladores estão usando esse tipo de expressão e tática para desviar sua atenção deles e de suas intenções e para explorar sua boa natureza.
É importante dizer que nem todo mundo que diz essas coisas para você quer manipulá-lo. Essas são expressões comuns do dia a dia do manipulador. Mas quando você percebe que a mesma pessoa os usa com frequência, independentemente da circunstância ou situação, vale a pena considerar quais podem ser as intenções dela e se ela está usando essa linguagem de propósito, para desgastá-lo e controlá-lo.
Como você combate esse tipo de comportamento?
Simplesmente, saiba quem você é!
Construa sua auto-estima e não permita que outras pessoas cubram sua auto-imagem com suas opiniões e pontos de vista subjetivos.
Se a manipulação for extrema e piorar, você terá que se afastar da pessoa.
Em seu nível mais extremo, um padrão contínuo de comportamento manipulador e controlador nos relacionamentos pode constituir uma ofensa criminal, conhecida como controle coercitivo.
Saiba quem você é e defenda sua posição.
Ninguém sabe melhor do que você o que é certo ou não para você. Ninguém sabe melhor do que você como se sente, quais são suas intenções e onde estão seus limites. Quando você sabe que a culpa não é sua, não pegue pra você!
*DA REDAÇÃO RH. Com informações Prowess Foto de Brooke Cagle na Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.