Por que Pessoas Egoístas Não Reconhecem que Estão Sendo Egoístas?

Reconhecer o próprio egoísmo requer autocrítica, empatia e uma visão honesta de nossas ações. É um processo contínuo, mas essencial para o crescimento pessoal e para construir relacionamentos saudáveis com os outros.

Mas o egoísmo é um traço humano que pode se manifestar de várias maneiras. Algumas pessoas são naturalmente mais voltadas para atender o próprio interesse, mesmo que para isso, precise puxar o tapete de alguém, enquanto outras podem agir de forma egoísta em situações específicas, quando enxergam uma oportunidade de levar vantagem ou mesmo quando não querem ter que compartilhar algo.

No entanto, uma característica comum entre pessoas egoístas é a dificuldade em reconhecer seu próprio comportamento egoísta.

Pessoas egoístas, muitas vezes, têm dificuldade em se colocar no lugar dos outros. Elas não conseguem entender ou sentir as necessidades e emoções alheias. Algumas até percebem quando suas ações prejudicam os outros, mas não se importam.

A empatia é fundamental para reconhecer o impacto de nossas ações na vida dos outros. Sem essa habilidade, o egoísmo persiste.

Algo que para o egoísta pode parecer pequeno, para quem ele prejudica, poderia fazer muita diferença. O egoísta pensa: “Ah, mas isso não é nada!”, e se aproveita de uma coisa ali e outra aqui. Mas se for colocar na balança, no final, aquilo que o egoísta achou que não faria diferença na vida de quem está sofrendo com o seu egoísmo, poderia até mudar a vida dela.

O egoísmo, muitas vezes, está ligado a uma visão distorcida da realidade.

Pessoas egoístas podem acreditar que seus desejos e necessidades são mais importantes do que os dos outros. Essa percepção enviesada impede que reconheçam quando estão agindo de forma egoísta.

Reconhecer o próprio egoísmo pode ser doloroso, mas algumas pessoas desenvolvem mecanismos de defesa para evitar essa dor. A negação é uma dessas estratégias. Elas se convencem de que suas ações são justificadas ou que não estão prejudicando ninguém.

Quando o egoísmo é normalizado, as pessoas podem não perceber que estão agindo de forma egoísta, com isso, elas podem ter dificuldade em refletir sobre o seu comportamento e identificar padrões egoístas que estão sendo repetidos por elas.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Georgy Trofimov na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.