A geração que copia e cola, não dá créditos, apenas se apropria.
Você estuda, se esforça, se dedica, coloca em prática o que aprendeu, faz e acontece, mas de repente, alguém chega e copia você, te imita, se torna quase um outro você… Do nada, você se depara com a sua ideia rodando nas redes, sem os devidos créditos, sem nem uma menção honrosa…
Você se irrita ou deixa pra lá?
A verdade é que, muitas vezes, aquele que te imita ou te copia, está dizendo “sem dizer” o quanto te adimira. Porém, existe um ponto negativo nessa admiração.
Essa pessoa está divulgando o seu trabalho sem te dar o mérito por isso. Ela sabe o quão talentoso e especial você e seus atos são, mas ela não conta a ninguém que o feito é seu, ela simplesmente se apropria como se fosse dela.
É inevitável se irritar com pessoas que imitam a gente, mas ficar irritado não adianta nada, deveríamos então nos sentir elogiados? Essa tarefa não é tão fácil, no entanto, há quem pense que essa seria a melhor maneira de lidar com quem nos imita e nos copia em tudo.
O fato é: Existem pessoas enriquecendo com a imitação e a copia. Ganhando muito dinheiro com o seu talento e isso já sai da esfera da admiração e entra em um lugar de exploração.
Nesse ponto, você deve sim se resguardar e buscar seus direitos juridicamente.
Se você é uma pessoa criativa, pode ter certeza, muitas as pessoas vão te copiar.
A gente até entende que essas pessoas são incapazes de ter grandes ideias e, por isso, seguem os nossos passos, copiam os nossos atos e reproduzem os nossos pensamentos, o que a gente não entende é quando elas repercurtem tudo isso como se fossem delas.
Não deve ser fácil ser quem imita. Porque essa pessoa, certamente, enfrenta uma grande dificuldade em ser ela mesma.
Só ela sabe o quanto é difícil não ter autoestima nem amor-próprio suficientes para pensar com a própria cabeça. Só ela sabe o quanto é ruim não saber como agir nem o que falar nos momentos mais difíceis. No fundo, elas são viciadas em aprovação e estão em busca de aceitação e reconhecimento.
Por isso, deixe estar… De onde saiu a sua criatividade, virão inúmeras outras tão geniais quanto. Continue produzindo, criando e colocando os seus talentos a serviço da vida. Uma cópia nunca terá o valor de um original.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática, Mestre em Tarôt e facilitadora do método AUTOEXPANSÃO.
Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA
Foto: Ator e cineasta amador, Shia LaBeouf acusado de plágiar uma história em quadrinhos de Daniel Clowes. CRÉDITO: Chung Sung-Jun.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.