Geralmente, aquilo que você tem de melhor é o que mais incomoda os outros*

Você já se pegou em um momento de sucesso ou realização e de repente, passou a perceber que algumas pessoas ao seu redor não compartilham da sua alegria? É muito difícil não permitir que o brilho da sua conquista seja ofuscado pelo incômodo alheio. Ver que o nosso sucesso incomoda pode ser frustrante.

A verdade é que, muitas vezes, o que temos de melhor, aquilo que nos projeta e nos ajuda a conquistar postos e posições elevadas, perturba muitas pessoas.

Quando nos destacamos, quando alcançamos nossos objetivos, quando brilhamos intensamente, esse brilho pode gerar desconforto naqueles que ainda não encontraram seu próprio caminho ou que estão presos em suas próprias inseguranças.

Costumo trazer essa mensagem com o exemplo do diamante lapidado, ele e suas múltiplas facetas vai refletindo a luz de maneira deslumbrante. Ele é admirado por sua beleza, mas também pode causar inveja ou desejo em quem não o possui. Da mesma forma, as nossas habilidades, talentos e conquistas podem provocar sentimentos contraditórios nos outros.

Mas por que isso acontece?

Quando vemos alguém brilhando, nossa mente , imediatamente cai nno território da comparação. Se sentimos que estamos ficando para trás, a inveja inconsciente nos consome. E os pensamentos não param de nos incomodar dizendo:”Por que ela conseguiu e eu não?”.

Às vezes, o sucesso alheio nos faz questionar nossas próprias capacidades. “Será que sou bom o suficiente?” Essa insegurança pode se manifestar fervorosamente e nos causar um grande desconforto.

Ver alguém superar obstáculos e alcançar grandes feitos nos permite fazer duas escolhas: Nos mirar no exemplo e reconhecer que também podemos fazer o mesmo ou Invejar, nos comparar e cair em sofrimento achando que não seremos capazes de alcançar o que já foi alcançado pelo outro.

No entanto, infelizmente, muitos preferem permanecer em sua zona de conforto e escolhem a segunda opção.

Isso acontece porque sentem medo de mudar o que precisa ser mudado para realizar os seus objetivos.

O sucesso exige mudanças em nossos relacionamentos, nas nossas dinâmicas familiares e até mesmo no ambiente de trabalho. Essas mudanças podem ser assustadoras e, portanto, podem causar desconforto.

Se você sente que o seu brilho incomoda os outros, tire o foco dos outros e volte o seu foco para si. Celebre suas vitórias sem culpa. Você merece cada conquista.

Só você sabe o caminho desafiador que você trilhou para conquistar cada item da sua lista de desejos. Saiba que o brilho pode incomodar alguns, mas também tem o poder de motivar outros a também encontrarem o melhor dentro de si.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Vasi na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.