No cenário atual, o empregador que não cuida da saúde mental dos seus funcionários está fadado ao fracasso!

A saúde mental dos colaboradores é um ativo valioso para qualquer organização, mas infelizmente, muitos donos de empresa visando atingir metas e prosperar, acabam pecando nesse detalhe importantíssimo e com isso, veem a queda drástica da produtividade, bem como, enormes custos devido aos afastamentos de funcionários por questões de saúde.

Empregadores que negligenciam o bem estar psicológico dos seus colaboradores estão, sem dúvida, trilhando o caminho do fracasso. E existem razões convincentes, pelas quais, investir na saúde mental dos funcionários é crucial para o sucesso de uma empresa.

Não existe a possibilidade de um funcionário ser produtivo se ele não estiver com a saúde mental equilibrada. Você vai ter muitos problemas com a eficiência e com a qualidade dos serviços prestados, caso não se preocupe em cuidar da saúde mental e emocional daqueles que trabalham pra você.

Quando o estresse e a ansiedade são gerenciados adequadamente, a qualidade do trabalho melhora significativamente.

Problemas de saúde mental, frequentemente, levam a faltas no trabalho, mas quando o líder demonstra que se importa e apoia seus funcionários, o número de abstenção cai considerávelmente e manter a equipe completa e produtiva é a fórmula para o crescimento e para a expansão dos negócios.

Um funcionário que percebe e sente que a empresa ou o empregador se preocupam com o seu bem-estar, se sente motivado e fortalecido para entregar os seus talentos, habilidades e competências com maestria. Enquanto, um funcionário que percebe a negligência da empresa, se sente desmotivado e sem energia para fazer o que precisa ser feito de maneira eficaz.

Uma pessoa pode ter talentos incríveis, mas se ela estiver enfrentando algum transtorno, erros serão cometidos, erros que poderiam ser evitados se houvesse essa preocupação e cuidado com a qualidade de vida desse colaborador.

Essa empresa, que se importa com o estado emocional e mental do colaborador, sem dúvidas, não terá tantos problemas com a rotatividade de profissionais e conseguirá manter funcionários talentosos por muitos anos, mas infelizmente, o que se vê, são muitas empresas perdendo talentos para outras organizações que se dedicam com mais responsabilidade nessa área da saúde mental.

Um funcionário talentoso que decide sair do cargo para o qual foi contratado, criticando a forma que foi tratado pelo gestor ou proprietário, prejudica a reputação dessa empresa, por mais qualificada que ela seja.

Criar um ambiente positivo e solidário dentro de uma empresa, fortalece a cultura organizacional e a coesão da equipe o que gera automaticamente uma maior conversão financeira.

Entender a importância de cuidar da saúde mental dos seus funcionários é saber que esse é um investimento no sucesso da sua empresa a longo prazo.

Se a sua empresa já está dando indícios de queda de produtividade, você já sabe onde deve investir a sua atenção. Ter um profissional de saúde mental atuando dentro da sua empresa vai elevar a qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores, consequêntemente, os números mostrarão, no devido tempo, os resultados dessa escolha.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor. Foto de Gregory Hayes na Unsplash

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.