‘Tô Salvo’: site ajuda famílias a encontrar desaparecidos em abrigos no RS.
Estamos diante do maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul e segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado nesta quinta-feira, 9, são pelo menos 107 mortos, 136 desaparecidos e 165.112 desalojados.
Por conta das pessoas que estão em abrigos e das crianças e idosos que procuram por suas famílias, nasceu a iniciativa “TO SALVO”, criada pelos voluntários que buscam oferecer informações à população e auxiliar na localização de desaparecidos e vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.
O site centraliza informações sobre vítimas acolhidas por abrigos após as enchentes no RS. Segundo os dados do site, cerca de 8 mil pessoas resgatadas ainda não conseguiram contato com familiares. Essas pessoas já foram cadastradas pelos voluntários, que atuam em abrigos de diferentes regiões do Estado e essa informação precisa ser compartilhada para que todos comecem a acessar essa ferramenta para encontrar seus familiares.
A ferramenta permite busca por nome e sobrenome. Se a pesquisa tiver resultado, a plataforma gera uma ficha com mais informações, como a localização da pessoa desaparecida.
Atualmente, 88 pessoas alimentam o banco de dados com informações dos abrigados. CLIQUE AQUI PARA FAZER A BUSCA SE O PARENTE FOR DE CANOAS/RS.
No Instagram, diferentes perfis fazem divulgações parecidas. Publicações nas contas Tô Salvo Canoas, Tô Salvo São Leopoldo, Tô Salvo Guaíba e Ajude o RS mostram fotografias e os nomes de vítimas encontradas em abrigos.
Publicidade
Para mapear esses locais e orientar o trabalho de voluntários, a plataforma online SOS Rio Grande do Sul atualiza em tempo real as necessidades dos pontos de acolhimento, orientando a população sobre o que doar e onde fazê-lo. O sistema mostra ainda endereço, telefone para contato e disponibilidade de vagas.
Listamos aqui alguns sites que estão atuando nesse sentido:
1) Estou Salvo Rio Grande do Sul, com mais de 25 mil registros;
2) Busca Resgatados, com mais de 70 mil registros;
3) InfoAbrigo RS, com mais de 700 registros;
4) Tô Salvo, com mais de 12 mil registros;
5) Pessoa perdida, com mais de 25 mil registros;
6) Achados e Perdidos, com dados de mais de 12 mil desabrigados;
7) Pet mapa (petmapa.com.br), que já possui o registro de 3 mil animais desaparecidos e proporcionou 500 reencontros de pets com suas famílias;
LEIA O APELO FEITO PELO PERFIL “TO SALVO”:
Se você tem parentes no Rio Grande do Sul e não está conseguindo contato com eles, acesse esses canais. Muitas crianças e idosos estão sem contato com a família. Esperamos que em breve todos possam estar reunidos novamente.
*DA REDAÇÃO RH. FOTO DE CAPA: Josyani, voluntária do To Salvo.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.