Leia o texto e responda: Você sabe quem é o vilão da sua história?
Você já se perguntou quem é o verdadeiro vilão da sua história? Aquele personagem que, de alguma forma, te impede de alcançar seus objetivos e sonhos?
Muita gente está vivendo um conflito interno nesse exato momento e nem percebem que os maiores problemas que enfrentam, nascem das histórias que ficam contando para si mesmos.
Essas histórias, na maioria das vezes, estão carregadas de mentiras, invenções e fantasias que são criadas pela mente, pois a mente sempre quer encontrar um culpado para as suas dores e dificuldades. A mente não quer se responsabilizar, não quer aprender com as situações da vida, ela quer trazer respostas prontas, quer encontrar soluções por conta própria e com isso, cria pensamentos fixos, geralmente, negativos, que limitam o crescimento e o desenvolvimento pessoal daqueles que acreditam nela e não desejam assumir a responsabilidade diante das próprias dificuldades em lidar com as situações que os desafiam.
Digo isso porque, na maioria das vezes, o vilão não está fora de nós, mas dentro. O vilão da nossa história pode ter vários nomes, os nossos medos, inseguranças e autossabotagens, por exemplo, são eles que nos afastam do sucesso.
O vilão pode ser aquela voz que diz: “Você não é bom o suficiente” ou “Isso não vai dar certo”. Essa negatividade interna é o verdadeiro obstáculo que cada um de nós enfrenta todos os dias.
E quando não reconhecemos esses vilões dentro de nós, acabamos acreditando que existe uma pessoa real que é a vilã da nossa história, assim, seguimos a culpando por tudo o que nos acontece. Pode ser alguém que nos desencoraja, nos critica ou nos coloca para baixo. Mas se olharmos mais de perto, perceberemos que todas as pessoas já tiveram alguém assim ao lado, mas nem todas aceitaram ficar nesse lugar, só aceitaram ficar, aquelas que acreditam que o vilão está fora, não dentro.
Aquelas que sabem que o vilão está dentro, conseguem sair de situações negativas com mais facilidade porque se responsabilizam por tudo e buscam curar em si o que se manifesta fora.
Mas aquelas que acrededitam que o vilão de suas histórias é alguém real fora delas, permanecem na zona de conforto:
gostam da rotina e do comodismo, que também são os vilões da sua história.
Ficar na zona de conforto é alimentar o medo de arriscar, de buscar novos horizontes, e o vilão nesse caso é a resistência à mudança, o medo do desconhecido.
E quando há resitência, há também outro grande vilão: a falta de autorresponsabilidade. Culpar os outros, as circunstâncias ou o destino pelos problemas que você vive hoje, só te impede de agir e de assumir o controle da sua própria história. Depois de ler esse texto, você já sabe quem é o vilão da sua história? Responda aqui nos comentários!
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Pavel Pjatakov na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.