Tem gente que é ingrato com quem mais o ajuda e ajuda quem nem se importa.
Eu sei que é muito triste ajudar alguém e não perceber a gratidão de quem recebe. Pior ainda é perceber que a pessoa ajudada não se importa com você, mas dá atenção extremada a outras pessoas que nem se importam verdadeiramente com ela, apenas possuem interesses imediatos.
A ingratidão é um mal que se assola no ego e fotalece as ações gananciosas. A pessoa que age com ingratidão e prejudica quem a ajudou, caminha para um precipício… A cada passo que ela dá para frente, é como se ela apagasse os rastros da própria caminhada e, mesmo que ela, um dia, se arrependa e queira voltar atrás, ela não conseguirá, porque se encontrará perdida diante dos equivocos que cometeu.
A ingratidão, geralmente, não é um ato proposital. Muitas pessoas vivem na ingratidão, mas acreditam que são gratas.
No entanto, é fácil reconhecer uma pessoa ingrata. Ela descarta pessoas que a ajudaram e ajuda aquele que é tão ingrato quanto ela.
Por escolher caminhar nessa direção, a vida vai depositando em seu caminho motivos que causam um forte sentimento de insatisfação e infelicidade.
Por mais que a gente saiba que, quando ajudamos alguém não devemos esperar nada em troca, o ser humano, quando se doa, ajuda ou realiza gestos de bondade, espera, naturalmente, receber reconhecimento e gratidão em troca. No entanto, nem sempre isso acontece.
Por isso, é comum nos sentir mal ao perceber que ajudamos alguém que escolheu fazer um uso incorreto do objeto da nossa ajuda. É como salvar a vida de um bandido, sem saber quem ele é, para logo depois, ele tirar a vida de alguém. Você se sente a pior pessoa.
A ingratidão se manifesta de duas formas distintas, quando a pessoa ajudada não oferece nada em troca e quando somos ignorados pela pessoa ajudada.
Geralmente, a pessoa ingrata acaba colhendo os frutos da própria ingratidão que não são nutrituvos, pelo contrário, são podres e causam profunda indigestão. Mesmo que ela não tenha consciência do mal que o seu comportamento ingrato causa nos outros, a vida se incumbe de lhe entregar situações para que ela prove o sabor da própria ingratidão.
E todo o seu castelo de areia começa a ruir. Tudo só voltará aos eixos quando ela conseguir valorizar o que tem e reconhecer as pessoas que a apoiaram. Se ela fizer isso a tempo, poderá se salvar, antes de cair no precipício.
A ingratidão é alimentada pela arrogância e pela ganância, mas mesmo diante da ingratidão de muitos, escolha agir com generosidade e compaixão. Essa escolha abre portas e te guia por caminhos infinitamente melhores.
Se você está se sentindo frustrada e ignorada por quem você sempre ajudou, valide esse sentimento e busque se conectar com pessoas melhores. Não permaneça alimentando isso, peça ajuda!
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.