Fernanda Torres marcou a história do cinema brasileiro ao ser indicada ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz por sua atuação impactante em “Ainda Estou Aqui”. A produção, dirigida por Walter Salles, também conquistou indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, um marco inédito para uma produção brasileira.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por The Academy (@theacademy)

No dia 2 de março, em Los Angeles, irá ocorrer a tão aguardada cerimônia do Oscar. O evento será apresentado por Conan O’Brien.

Além de Fernanda Torres, a disputa pelo prêmio de Melhor Atriz inclui nomes como Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A Substância), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) e Cynthia Erivo (Wicked).

Nas redes sociais, diversos internautas publicaram sua alegria ao ver o nome da atriz entre as indicadas na categoria de “Melhor Atriz”.

Uma conexão entre gerações

Além de emocionar todos os brasileiros, essa indicação de Fernanda Torres é especialmente significativa, pois acontece 26 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, receber a mesma honra por Central do Brasil (1998), também dirigido por Walter Salles.

Essa foi a última vez que o Brasil esteve representado nas categorias de atuação no Oscar.

De acordo com Fernanda Torres, embora premiações como o Oscar elevem a visibilidade de uma obra, o reconhecimento popular já reflete a importância do filme. “Para isso não precisa o prêmio. Isso já está acontecendo. Pessoas que normalmente não falam sobre cinema já estão comentando sobre o filme”, destacou ela.

Reconhecimento Internacional

Além das indicações ao Oscar, Ainda Estou Aqui também concorre ao BAFTA 2025, considerado o “Oscar britânico”. A cerimônia acontece em 16 de fevereiro.

Na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar, o longa compete com obras de renome como Emilia Pérez (França), Flow (Letônia), A Garota da Agulha (Dinamarca) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).

Histórico do Brasil no Oscar

Ao longo dos anos, o Brasil já recebeu 13 indicações ao Oscar. Contudo, o país ainda busca sua primeira estatueta. Entre os destaques na categoria de Melhor Filme Internacional estão:

  • O Pagador de Promessas (1963);
  • O Quatrilho (1996);
  • O Que É Isso, Companheiro? (1998);
  • Central do Brasil (1999);
  • Ainda Estou Aqui (2025).

O que está por vir?

Ainda Estou Aqui possui uma trajetória cheia de conquistas e reafirma a força do cinema brasileiro no cenário internacional. Portanto, com essas indicações ao Oscar, esperamos que finalmente, o Brasil possa conquistar a tão esperada estatueta.

A premiação de 2 de março promete emoções, não apenas para Fernanda Torres, mas para todos os brasileiros que acompanham com orgulho a ascensão do cinema nacional.

Imagem de Capa: Reprodução/Canva