Um especialista em saúde surpreendeu o apresentador de um podcast após fazer uma afirmação controversa de que um ingrediente culinário popular pode estar causando câncer e demência.

Em um episódio do The Joe Rogan Experience, o podcaster ficou visivelmente chocado quando o biohacker e coach de saúde de celebridades Gary Brecka fez uma revelação bombástica sobre um ingrediente básico que você provavelmente tem na sua despensa.

Gary Brecka explicou que o ingrediente domina as prateleiras dos supermercados, mas é impróprio para consumo humano. Ele estava falando sobre o óleo de colza (também conhecido como óleo de canola), que se tornou um tema polêmico na área da saúde.

Ele começou dizendo que é “muito atacado” por sua opinião sobre óleos de sementes, mas explicou que na verdade é o “processo” que torna os óleos de cozinha supostamente tóxicos.

“Por favor, explique o processo porque é muito vil”, insistiu Rogan ao que Brecka respondeu: “É uma loucura”.

Desta forma, ele explicou como a planta é comprimida até ficar com uma consistência parecida com goma, misturada com hexano, que ele diz ser uma “neurotoxina” para “desgomá-la”, e aquecida a 400 graus, o que a “deixa rançosa” e “apodrece”.

Para eliminar o odor, ele é desodorizado com hidróxido de sódio, um “cancerígeno muito poderoso”.

“E então, em alguns casos, nós o branqueamos, engarrafamos e colocamos na prateleira”, continuou ele. “Você já foi ao supermercado e viu o corredor inteiro cheio de óleos, mas eles são exatamente da mesma cor? Tipo, eles têm aquela mesma tonalidade linda e transparente.”

Ele acrescentou que esse “processo pró-inflamatório” é prejudicial à saúde por uma série de razões, desde colesterol e Alzheimer até câncer, de uma forma que, segundo ele, está nos “microenvenenando”.

“Não são óleos naturais — são subprodutos industriais”, disse Brecka. “Eles estão cheios de neurotoxinas que danificam o cérebro e substâncias cancerígenas que contribuem para o câncer. Estamos literalmente cozinhando nossa comida com veneno.”

No entanto, embora alguns especialistas independentes digam que há algumas evidências iniciais de que os óleos de sementes podem estar associados ao câncer, a pesquisa não é definitiva e disse que as alegações de Brecka eram uma “simplificação grosseira”.

O Instituto de Câncer Dana-Farber reconhece que alguns estudos sugerem uma ligação entre certos óleos e câncer “devido à formação de compostos nocivos durante o cozimento em altas temperaturas”.

No entanto, o WebMD afirma que o óleo de canola é “um dos melhores óleos para a saúde do coração” e tem uma lista de benefícios à saúde, como níveis mais altos de ácido alfa-linolênico (ALA) quando comparado a qualquer outro óleo, o que pode ajudar a proteger o coração.

Imagem de capa: Reprodução/Canva