A ansiedade nos leva a pensar que algo ruim está prestes a acontecer.
A ansiedade está relacionada com sentimentos de humor baixo, tristeza, frustração, cansaço e preocupação. Ela promove uma maior interação entre a amígdala e o hipocampo no cérebro e estes estão relacionados às recordações de memórias emocionais.
Ansiedade é uma pendência, uma fuga de algo que precisamos resolver ou escapar, e absortos nela, é natural que as memórias negativas venham à tona para que possamos nos defender.
A sensação de que algo ruim vai acontecer, pode acontecer por inúmeros fatores e vou enumerá-los:
Ansiedade – Ansiedade é uma luta/fuga, um instinto de sobrevivência, uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Essa expectativa gera preocupação que se assimila a sensação de que algo ruim está por vir.
É ficar preso no passado em suas dores e julgamentos com medo que se repitam no presente. É ficar projetando catástrofes futuras sem se ater ao que pode ser feito no aqui e agora.
Cafeína – A cafeína ou produtos que contenham este composto químico provoca ansiedade em pouco tempo, podendo ter reações em um longo período e até mesmo podem ser cumulativos. A cafeína é uma droga psicotrópica do grupo dos estimulantes do sistema nervoso central e aumenta a ansiedade.
Se você sofre com a ansiedade e vive prevendo que algo ruim poderá acontecer, pare de consumir ou diminua a quantidade diária de café.
Pensamentos negativos – Quando temos pensamentos negativos ou estamos passando por algum problema, essa atmosfera negativa ativa a ansiedade que por sua vez traz esta sensação de que algo ruim acontecerá.
Troque os seus pensamentos, sempre que eles te visitarem e acredite, você não é os seus pensamentos.
Intestino – Este que já foi chamado de segundo cérebro, é o responsável pelo equilíbrio e a harmonia na microbiota intestinal e é o grande responsável também pelo equilíbrio do humor. Quando algo está errado em nosso intestino, deixamos de produzir hormônios do bem estar e o desequilíbrio leva a um estado de alteração de humor que revela o estresse e consequentemente desencadeia as crises ansiedade.
Se alimente bem e não se descuide dessa parte tão importante do seu corpo!
Um intestino regulado, equilibra o nosso humor e nos tira a sensação de que algo “não está cheirando bem”. Cuide-se!
Ou seja, tudo que esteja relacionado a ansiedade gera a sensação de que algo ruim está para acontecer já que mergulhamos em uma atmosfera negativa de pensamentos, como um mecanismo de defesa para não ter que reviver acontecimentos traumáticos ou que nos geraram algum desconforto ou algo negativo.
Se você está se sentindo assim, só pare e respire.
Veja o que está acontecendo agora. Agora, nesse instante, está tudo bem?
Algum desastre está acontecendo agora? Ou essa angustia é fruto da sua imaginação e dos seus sentimentos de insegurança?
Não se deixe levar por esses sentimentos que te limitam e te impendem de viver o agora! Siga em frente fazendo o seu melhor e pense sempre positivo!
*Foto de Portuguese Gravity no Unsplash
*texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal;Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard;Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal.Neurocientista, Neuropsicólogo,Psicólogo,Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079.
E-mail: [email protected]
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.