A insegurança acredita que é impossível, mesmo quando as portas estão abertas.

Se sentir insegura, às vezes, é comum, mas se sentir insegura sempre, é um sinal de desconexão com a fonte de amor que existe em você.

Revela que, existem questões interiores que precisam ser trabalhadas e curadas, mas que estão sendo negligenciadas por puro desconhecimento da origem das suas dores e traumas.

Os sentimentos absorvidos na infância e mal compreendidos podem gerar uma autoimagem distorcida que alimenta uma forte insegurança.

A forma como você interpretou os fatos e sentiu as situações passadas, bem como, as experiências recentes de fracasso ou rejeição, o medo da solidão, a ansiedade social, as crenças negativas sobre si mesmo, a questão do perfeccionismo ou até mesmo a força da autocrítica, são fatores que potencializam essa insegurança e te impedem de tomar decisões melhores, fazer escolhas assertivas e agir com coragem.

A baixa estima por si mesma faz com que você reaja negativamente aos nãos da vida e te faz desistir diante dos obstáculos que parecem intransponíveis. No entanto, você não sabe o que poderia acontecer logo em seguida se você tivesse escolhido persistir. O sucesso, muitas vezes, acontece na insistência, no acessar a vontade de tentar de novo e fazer diferente.

A insegurança diz que não vai dar certo, que você vai fracassar de novo, que as pessoas vão te julgar, te humilhar e rir de você.

A única forma que eu conheço e que realmente funciona, para vencer a insegurança, é conhecer a si mesmo a ponto, de perceber que você não é os seus fracassos nem os seus sucessos, você tem qualidades e defeitos que, juntos, formam um ser único e maravilhoso, cheio de potencialidades, capacidades e habilidades que são essenciais para o mundo.

Acolha as suas vulnerabilidades, mas reconheça os seus dons e talentos. Quando você passa muito tempo se criticando e olhando apenas para as suas falhas, você passa a acreditar que você é um erro. E isso não é verdade. Você erra sim, porque você é um ser humano, mas você tem milhares de qualidades que precisam ser valorizadas, primeiro por você.

Assim que você passar a valorizar tudo o que você é e conseguir perceber o que você faz bem e que pode ser útil ao mundo, você vai acessar a coragem para compartilhar com todos a sua volta.

O esforço, a disciplina, a conscistência e a coerência te coloca no caminho da vida e traz as suas recompensas. Depois de um tempo, você vai se orgulhar por não ter desistido e por ter insistido um pouco mais. Olhe para as suas dificuldades com carinho, mas principalmente, enalteça as suas qualidades.

Se as portas estiverem fechadas, abra. Se elas já estiverem abertas, entre!

Não perca as oportunidades por medo de falhar, não deixe passar a chance de aprender e se aperfeiçoar. Maravilhas nascem quando decidimos fazer o que precisa ser feito, mesmo quando não estamos seguros o suficiente.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Vinicius "amnx" Amano na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.