A mentira que você conta já está sendo percebida por muitos! Jamais menospreze a inteligência das pessoas!
Muitas pessoas acham que podem mentir a vontade porque se sentem tão autoconfiantes que subestimam a capacidade dos outros de identificar quando uma mentira está sendo contada.
No entanto, a falsidade ou a falta de veracidade na comunicação é reconhecida por um número significativo de pessoas e quando uma mentira é percebida, a quebra de confiança acontece e fica muito difícil reestabelecer a confiança depois.
Se você tem o costume de mentir em relacionamentos pessoais e profissionais, onde a honestidade é um fator impressindível, você demonstra para quem percebe a mentira que você é capaz de tudo para sair ileso e se dar bem.
Você pode mentir muito bem, mas fatalmente, muitos já estão percebendo a sua mentira e poderá haver repercussões graves nas suas relações interpessoais ou até denúncias que poderão gerar resultados negativos em seus planos. E é impressionante como uma mentira revelada tem o poder de destruir uma reputação ou credibilidade.
Em um contexto mais amplo, nas plataformas de mídia social, por exemplo, a rapidez com que as informações se espalham pode levar a uma percepção generalizada da falsidade de uma declaração, aparentemente, inocente.
Isso pode resultar em desconfiança em relação ao comunicador e, em alguns casos, até mesmo, em consequências legais ou profissionais.
É inegável que a confiança é um pilar essencial em qualquer interação humana, mas quando você mente ser quem não é, quando você ensina algo que não pratica ou quer passar uma imagem positiva de si mesmo quando na verdade, na intimidade, você faz o contrário, mesmo que você tente se cercar de muitas artimanhas para se proteger, sempre vai existir um ou outro que vai te pegar com as calças curtas…
Você pode ser um ótimo mentiroso, se considerar até um mentiroso profissional, mas todo esforço que você fizer para tornar a mentira uma verdade, acabará sempre revelando a sua cara de pau.
E pode ter certeza, muitos já conseguem perceber a falta de verdade que existe em você. Principalmente aqueles que já se sentiram lesados, de alguma forma, por elas.
Se liga!
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática, Mestre em Tarôt e facilitadora do método AUTOEXPANSÃO.
Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA Foto de Andriyko Podilnyk na Unsplash.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.