A pior forma de desrespeito é a manipulação emocional!
A manipulação emocional pode trazer consequências muito prejudiciais para a vida de quem convive com um manipulador profissional.
Ela nem sempre é óbvia e pode ser compreendida também como chantagem emocional. É quando alguém te desrespeita, te causa algum dano, te engana, trapaceia, mas depois, chega com uma história triste, com uma versão aumentada dos fatos, com uma explicação evasiva, sempre com um toque de drama na intenção de silenciar os seus argumentos contra ela ou mesmo, reverter a situação a seu favor.
Tanto a chantagem quanto a manipulação emocional são as mais discretas das violências que podem ocorrer em um relacionamento.
Geralmente, elas são difíceis de serem detectadas por parecerem irrelevantes. No entanto, analisando o manipulador clinicamente, esse tipo de comportamento pode denunciar e mascarar outros tipos de comportamentos mais sérios e transtornos mentais.
Você pode ser manipulada (o) em diversas situações, sejam elas afetivas, sociais ou profissionais.
Um manipulador vive de extremos ora se apresenta de maneira sutil ora explícita e, por isso, identificá-lo, em alguns casos, pode ser um tanto quanto delicado
Quem mais sofre com a manipulação emocional são aquelas pessoas que sempre estão dispostas a ajudar, que tem como valores a honestidade e a compaixão. Como são pessoas boas e desejam o bem para todos, elas se tornam alvo fácil da manipulação de pessoas egoistas que querem se dar bem a qualquer custo.
A manipulação emocional é uma forma de desrespeito porque viola a confiança e a integridade emocional da pessoa manipulada. Ela pode levar a uma completa destruturação psiquica trazendo consequências que podem ser desastrosas.
Preste atenção nas relações que você cultivou ao longo da vida e identifique o que essas relações representam em seu cotidiano, consequentemente, reflita em quais são os impactos que elas trazem para a sua saúde mental.
Se uma pessoa diz uma coisa, mas faz outra, se ela usa do seu ponto fraco para obter vantagens, se ela demonstra agir friamente e de forma calculada para obter o que quer de você, pode ter certeza, essa pessoa é perigosa! Mantenha a distância!
Mas se não for possível se afastar, aprenda a lidar com ela.
Como? Não se deixando enganar.
Às vezes, é melhor fingir que acreditou e deixar o outro pensar que conseguiu te enganar. Apenas escolha se esquivar dos seus joguinhos emocionais.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de David Perry na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…
Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…