A regulação do prazer: O que acontece no cérebro durante a relação íntima?
O cérebro está presente em todo o processo do orgasmo e o influencia diretamente, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela
No dia 31 de julho foi comemorado o Dia Mundial do Orgasmo, uma data dedicada a promover a conscientização sobre a importância da saúde se#ual, incentivando discussões e promovendo descobertas científicas sobre o tema.
O orgasmo é o pico do prazer se#ual, suas principais características são contrações rítmicas dos músculos pélvicos e uma intensa sensação de prazer, mas o que muitos não sabem é que o cérebro é fundamental em todo esse processo.
O cérebro e o orgasmo
De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, várias regiões do cérebro estão envolvidas no orgasmo.
Durante o orgasmo, várias regiões do cérebro trabalham juntas para criar as sensações de prazer. O córtex sensorial, por exemplo, processa os estímulos táteis, já o córtex motor, controla as contrações musculares.
“Mas é no sistema límbico, especialmente no hipotálamo e na amígdala, onde grande parte do lado emocional, liberação dos hormônios do bem-estar e o processo de excitação”, explica Dr. Fabiano.
O antes também é importante
Antes mesmo do ato sexual o cérebro já é ativado e inicia o processo de excitação e outras funções biológicas.
O simples contato visual com alguém que desperta atração física ou emocional já pode desencadear o desejo se#ual, e isso acontece porque nossos olhos capturam a imagem, que é processada pelos lobos occipitais e envia sinais ao sistema límbico, liberando ocitocina, o ‘hormônio do amor’.
“O cérebro recebe uma avalanche de neurotransmissores durante o se#o, que ajudam a criar a emoção e atração do momento, por exemplo, a dopamina causa a sensação de prazer e bem-estar, a serotonina, a excitação, e a epinefrina aumenta a frequência cardíaca e estimula a liberação de suor”, explica Dr. Fabiano de Abreu sobre os neurotransmissores envolvidos no processo.
*DA REDAÇÃO RH. Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 250 artigos científicos e 23 livros.
Foto de Toa Heftiba na Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…