A única resposta que devemos dar a ignorância é o conhecimento.
A maior causa de conflitos nas relações humanas se deve a ignorância que é motivada pelos desejos do ego.
Uma pessoa controlada pela escuridão sempre vai achar que está certa porque ela não consegue enxergar nem um palmo a sua frente. O ego constrói muros intrasponíveis na tentativa de provar que está certo, e é capaz de perseverar até as últimas consequências do egoismo se for preciso.
Sem as ferramentas apropriadas é impossível escalar o muro que o ego construiu.
Ninguém jamais vai conseguir transpor o enorme obstáculo que a ignorância cria, sem antes, buscar o conhecimento necessário.
O ignorante quer obter os objetos de seus desejos a força. Ele é capaz de produzir bombas atômicas para implodir tudo que estiver sendo onbstáculo para as suas conquistas materiais, mesmo que isso venha a prejudicar e ferir milhares de vidas.
Nunca venceremos a ignorância com mais ignorância, seria esse um ciclo sem fim. Alías, um ciclo com fim certo, a autodestruição.
Quando alguém lançar a sua ignorância sobre você, a única resposta que você deve dar é o conhecimento. Se você não o tiver ou se a pessoa não tiver condições mínimas para compreender, os muros ficarão cada vez maiores entre vocês.
Responder na mesma moeda, talvez agrade o ego, mas nunca agradará o coração.
É certo que, algumas vezes, é preciso levantar a voz e impor limmites claros, caso contrário, o ignorante atropela tudo com a sua prepotência.
Mas para fazer isso, não é necessário mergulhar no mar da ignorância, basta se inspirar na natureza que, mesmo quando mostra sua força impetuosa, com tufões, ciclones, terremotos e tsunames, nas entrelinhas do caos, é possível ler o seu recado de sabedoria.
O ignorante sempre vai usar da humilhação para tentar atender as próprias vontades e os desejos mesquinhos do ego. Mas infelizmente, nenhuma vitória o satisfaz por muito tempo, porque quem escolhe viver na ignorância nunca se cura.
Aquele que realmente deseja encerrar uma discussão, conflito ou confronto sempre responde com conhecimento, nunca com a ignorância das ofensas.
Com amor, Iara.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática e Taróloga, facilitadora do método de AUTOEXPANSÃO.
Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…