Estamos em um aprendizado contínuo de como ouvir melhor os outros e deixar de ser egoísta por querermos ser ouvidos apenas a nós mesmos. Mas o que acontece quando essa escuta ativa começa a nos machucar? O que acontece quando começamos a ser infelizes?

Existem situações e pessoas em nossas vidas que nos desequilibram, pessoas tóxicas que nos contaminam e acabam infectando-nos com suas energias e emoções negativas. Você sabe como mudar isso? Ignorando. Às vezes você tem que aprender a ignorar para ser feliz.

”Uma maneira de demonstrar inteligência é aprender a ignorar tudo o que não vale a pena”

As coisas que devemos ignorar

Ignorar não implica que estamos ignorando absolutamente tudo, mas devemos selecionar certas coisas que ignorá-las nos tornarão muito mais felizes e tranquilos. Para fazer isso, você deve levar em conta essas 4 coisas importantes que você deve começar hoje a ignorar.

1 – A crítica destrutiva que é lançada apenas para prejudicá-lo, evitando que você cresça e humilha sua autoestima. Se você identificou a pessoa ou pessoas que fazem críticas destrutivas, aprenda a ignorá-las hoje. Confie em si mesmo, aumente a sua segurança e não deixe que isso afete o que você sabe que não é verdade, só tem o objetivo de prejudicá-lo.

2 – Comparações inúteis. Todos nós sabemos que as comparações são odiosas e que muitas pessoas adoram comparar. Mas isso é possível? Cada pessoa é diferente, comparar-nos é totalmente inútil. Se alguém o compara, ignore e fique longe! Você é único e não merece comparações manipuladores.

3 – As preocupações sem fundamento que ocupam seu tempo e seus pensamentos. Além disso, elas até causam ansiedade e estresse. Pondere sobre o que realmente merece suas preocupações e o que não! Aumente seu olhar positivo e não se preocupe em vão. Nem tudo está mal…

4 – As falsas culpas, aquelas que te jogam em cima e você assume. É realmente culpa sua ou é o que eles querem que você acredite? Às vezes, pensamos em nós mesmos como pessoas ruins, mas porque isso nos faz acreditar nos outros com o desejo de nos manipular. Não caia nesta armadilha, libere-se de culpas falsas!
Estas são as principais coisas que devemos aprender a ignorar a partir de hoje, as coisas que nos atormentam e que, na realidade, às vezes são o resultado de pessoas que só quer nos ferrar.

”A arte de ser sábio é a arte de saber o que devemos ignorar”
-W. James-

Aprenda a ouvir seu diálogo interno

Às vezes, prestar muita atenção ao que os outros nos dizem e não ser capaz de discernir entre o que devemos ouvir ou não, nos faz criar mentiras que são destinadas a nos manipular.

Aprenda a confiar em si mesmo, aprenda a ouvir seu diálogo interno. Se você se conhece, nenhuma opinião externa pode estar com você. É hora de dizer adeus a todas essas falhas pelas quais você realmente não deveria sentir culpado, porque não são suas!

É muito fácil fazer com que alguém se sinta culpado e não tenha autoconfiança. Além disso, sempre tendemos a acreditar que somos pessoas más, quando realmente não somos. Eles nos fazem sentir pessoas ruins. Confie em você, conheça você. Você está realmente carregando algo que não pertence a você.

Preocupar-se com as culpas que não são realmente suas e ocupar sua mente com preocupações impostas a ti, só gerarão um estado de estresse e ansiedade difíceis de eliminar.

Descubra qual é a origem de todo esse mal-estar, porque só assim você conseguirá pôr fim nele. Comece a confiar em si mesmo e a fazer ouvidos surdos às palavras que só vêm carregadas de maldades. Isso irá aproximá-lo da felicidade, pois onde é aí a linha que separa o bem do mal.

”Se nunca nos damos a oportunidade de experimentar o silêncio, isso cria uma turbulência no nosso diálogo interno”
-Deepak Chopra-

Aprenda a confiar em si mesmo, a se escutar a si mesmo e a ignorar todas as palavras cujo propósito é o de machucá-lo e fazer com que você se sinta inseguro em relação a si mesmo. Não deixe isso acontecer! Você não merece isso. A felicidade estará muito mais próxima se você começar a internalizar isso a partir de hoje.

Tradução e livre adaptação da equipe da Revista Pazes.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

1 semana ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

2 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

4 semanas ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

4 semanas ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

1 mês ago

Responsabilidade afetiva e o chamado “ghosting” das redes sociais.

 Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…

2 meses ago