Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (Ia) vem ocupando o lugar de diversas profissões. Dessa maneira, tendo o risco de desaparecerem ou serem profundamente modificadas.

No entanto, segundo Bill Gates, três áreas profissionais continuarão a depender fortemente da criatividade e do pensamento humano: biociências da saúde, energias alternativas e o próprio desenvolvimento da IA.

1. Biociências da Saúde

A pesquisa médica e biológica exige um nível de criatividade e pensamento crítico que a IA ainda não consegue replicar.

Embora algoritmos de IA estejam cada vez mais precisos na identificação de doenças e diagnósticos, a formulação de hipóteses inovadoras e o desenvolvimento de novas terapias ainda dependem da intuição humana.

“A criatividade necessária na pesquisa biológica não pode ser substituída por máquinas”, afirmou Gates.

2. Energias alternativas

A transição para fontes de energia renováveis, como solar e eólica, exige inovação constante e adaptação a diferentes regulamentações e desafios ambientais.

De acordo com Gates, a busca por fontes confiáveis de energia, como a nuclear, ainda depende do conhecimento humano para desenvolver soluções mais seguras e eficientes.

Portanto, por conta de sua complexidade, é necessário a presença de profissionais capazes de lidar com imprevisibilidades e novas demandas do mercado.

3. Desenvolvimento da Inteligência Artificial

Apesar do avanço da IA, a própria tecnologia ainda precisa de profissionais para aprimorar seus sistemas. O processo de depuração (debugging), refinamento e criação de novos modelos de IA exige conhecimento humano.

“Ainda precisamos de pessoas para ensinar as máquinas a pensar”, destacou Gates. Por isso, cientistas de dados, engenheiros de software e especialistas em aprendizado de máquina continuarão sendo peças-chave no futuro da tecnologia.

O futuro do trabalho e a IA

No entanto, Gates alerta que, em uma década, áreas como educação e saúde estarão fortemente influenciadas pela IA, tornando o conhecimento altamente acessível.

Um estudo do Goldman Sachs prevê que cerca de 300 milhões de empregos serão impactados globalmente pela automação, enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que 41% das profissões no Brasil serão afetadas.

Portanto, para se manter relevante no mercado de trabalho, o cofundador da Microsoft recomenda adaptação contínua e aprendizado constante de novas tecnologias.

“Adapte-se, inove e prepare-se para um futuro onde a IA não é apenas uma ferramenta, mas também um concorrente”, concluiu Bill Gates.

Imagem de Capa: Bill Gates