Uma coisa é certa, críticas constantes são destrutivas e podem causar danos irreversíveis nos seus relacionamentos.
A necessidade de apontar os defeitos que enxergamos nos outros é, sem dúvidas, um mau hábito que precisa ser trabalhado em nós. Pessoas que criticam demais os outros, possuem uma extrema dificuldade de olhar para si mesmo com verdade. Elas estão sempre querendo se justificar, tentando provar que estão certas e que o outro está errado.
Esse comportamento causa a falência de muitas relações, não apenas afetivas e românticas, mas também, no ceio familiar, no ambiente profissional e entre amigos.
Mais produtivo seria abordar os problemas e as preocupações de forma construtiva, com empatia, comunicação aberta e demosntrando respeito pelas dificuldades do outro. Quando identificamos um comportamento no outro que nos afeta negativamente, precisamos olhar para nós mesmos e avaliar se não estamos enxergando a nossa própria face diante do espelho.
Para fortalecer o relacionamento e resolver conflitos de maneira mais saudável, é preciso falar a partir do modo como nos sentimos e não da forma como julgamos.
O segredo está na forma como o feedback é comunicado e recebido. Mas o grande problema é que poucas pessoas sabem se comunicar sem agredir.
Geralmente, as pessoas que são muito críticas não conseguem ser específicas e objetivas. Elas costumam generalizar e usar palavras que causam repulsa no outro, em vez de causar nele o interesse de refletir diante do que foi dito.
Se você quiser destruir os seus relacionamentos, critique. Se você quiser melhorar, evite culpar ou atacar a outra pessoa. Em vez disso, foque no comportamento que te afeta e tente fazer acordos que ajudem a melhorar a dinâmica do relacionamento.
Em vez de apontar os erros do outro, apresente sugestões, sugira maneiras de resolver ou melhorar a situação. Isso mostra que você está interessada no bem-estar do relacionamento e está dispostoa a trabalhar para encontrar soluções.
Antes de falar o que sente, escolha um, momento em que ambos sejam calmos e abertos para a conversa. Procure olhar para o outro como alguém que também possui suas dificuldades e sentimentos, portanto, não cresça em cima de ninguém só porque você acha que está certa.
Se o seu desejo é melhorar a relação, não critique, apenas traga os assuntos que te afligem para uma reflexão a dois.
Se você está sofrendo com críticas excessivas nos seus relacionamentos, digite “SOS” para receber mais informações e conversar com meu time.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Toa Heftiba na Unsplash. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…
Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…