Às vezes, a pressão é tão grande que a gente sente que vai explodir!
A vida nos pressiona de todos os lados, família, trabalho, crise mundial, pandemia, conflitos existenciais, emocionais, mentais… Não sejamos hipócritas, a vida está cada vez mais desafiadora, e aqueles que foram pegos desprevinidos, que não estavam trabalhando a si mesmos, estão a ponto de explodir.
Não são poucas as pessoas que se encontram em estado de ebulição, nesse exato momento.
Basta uma faísca, é só o que precisam, para que tudo seja jogado pelos ares.
É tanta gente cuidando da sua vida, que você mesmo, deixou de cuidar. Não é?
O seu superior diz, “Você precisa se dedicar mais”. A sua tia, pergunta, “Quando sai o casamento?”. A sua vó quer que você tenha filhos logo, o seu parceiro diz que você está gastando demais. Sua “amiga”, comenta que parece que você engordou… E a vida segue não deixando barato… é cada provação e cobrança que a gente sofre, que se for parar para contar, a gente começa a sentir pena da gente mesmo.
A mente parece trabalhar incansávelmente, o corpo grita dizendo que não aguenta mais.
É muita pressão.
A alma, já se desconectou do corpo faz tempo, ela nem reage, e inconsciente, a tristeza faz a festa, o medo começa a apavorar o silêncio, e o coração se cala.
A pressão é tamanha que a gente não quer ver ninguém, todas as pessoas passam a ser uma ameaça a nossa sanidade mental. A gente se fecha, e não deixa nem uma fresta aberta para que a luz possa entrar.
No escuro, a gente não enxerga a saída, e perde a alegria de viver. A gente evita sentir porque acha que, sentir é sofrer.
Para muitos, isso tudo é bobagem, “mimimi”, coisa de gente que não tem o que fazer, mas na verdade, isso se chama depressão.
É o estado que vem depois da pressão da vida, isso, se a gente não consegue lidar bem com ela.
Tem gente que não entende que depressão é excesso de preocupação e displicência com o sentir. O sentimento muda a química cerebral. Quem vive a depressão, acha que sente demais, mas a grande verdade é que a pessoa, evita sentir, e é justamente “esse evitar constante”, esse medo de sentir, que a coloca em estado de sofrimento crônico.
Eu sei, é difícil entender que a pressão pode ser boa pra muita gente, é capaz de levar a pessoa adiante, e a faz mais forte, porque pra você, é dilacerante.
O fato é que a pressão só é boa para quem conhece a si mesmo e as suas necessidades. Para quem trilha o caminho do autoconhecimento e desenvolve a inteligencia emocional para lidar com os desafios da vida e aprender com eles.
A pressão faz diamentes, mas também explode pedras!
E é a resiliência que transforma pedra em diamante.
Para se fortalecer diante da pressão que a vida impõe, a gente tem que ser resiliente, a gente tem que se tornar consciente e sentir prazer em aprender as lições que a vida quer nos ensinar, com cada situação, por mais difíceis que elas sejam.
Se você está deprimido, e sente que está prestes a explodir, não espere explodir para pedir ajuda! A terapia vai revelar o diamante que você é. Me chame no direct @ehamuche e agende um atendimento individual.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.
*Imagem de capa: Reprodução/divulgação/filme: O chão sob meus pés.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…
Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…