Às vezes, chorar é a única forma de aliviar a dor que insiste em crescer dentro de nós.

Muitas pessoas ainda acreditam que chorar é se vitimizar diante dos desafios da vida, mas a verdade é que, muitas vezes, as lágrimas são nossas melhores ferramentas para aliviar a dor que sentimos.

Infelizmente, a nossa sociedade, há muitos séculos, vem nos ensinando a reprimir as nossas emoções. Nos ensinaram a esconder as nossas lágrimas, na tentativa de expressar a nossa força.

Eu fui esse homem que tentava parecer forte o tempo todo, mas nessa tentativa, fui guardando as minhas emoções e essa escolha atingiu diretamente o meu corpo físico: eu adoeci. Enfrentei a morte de perto por conta dessa negligência emocional e dessa exigência social que eu achava que devia obedecer.

Só consegui me reerguer e me tornar quem eu sou hoje, quando entendi que chorar é um ato de coragem. Quando decidi enfrentar os meus medos e deixei escapar as lágrimas para aliviar a dor que eu sentia.

O nosso coração é como um vaso delicado e com o passar dos anos, vamos preenchendo esse vaso de sentimentos e experiências. Quando ele já está cheio demais, ele transborda, e se não dermos vasão as lágrimas, todo esse conteúdo acaba apodrecendo dentro de nós.

Entendo as lágrimas como o líquido que alivia a pressão que vivemos. Quando choramos, não estamos nos vitimizando; estamos nos libertando. É como se cada gota fosse um pedaço da dor que se dissolve, permitindo que a luz da cura penetre em nosso ser.

As nossas lágrimas carregam memórias, tristezas, alegrias e esperanças. Quando choramos, também estamos honrando nossa história.

Portanto, não se vergonhe em deixar que seus olhos transbordem as suas emoções. Ao se render a elas, você estará fazendo um movimento autêntico de autoaceitação.

Sabe aquele nó na garganta? Aquela dor de cabeça? Aquele frio na barriga? Aquele aperto no peito? É sobre a permissão que você não se deu. Apenas permita-se chorar. Deixe suas lágrimas caírem livremente como uma chuva suave a lavar o barro que restou das últimas tempestades.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto: Jesse Pinkman/Breaking Bad VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.