Às vezes, é só dizer “NÃO VOU, NÃO QUERO, NÃO POSSO, NÃO GOSTO”, que todo peso sai da gente. Parece mágica.
Quando a gente não sabe dizer não, a gente fica carregando pesos dos outros e quando percebemos, já estamos exaustos.
Aprender a dizer não é o antídoto para muitas dores. Quando você diz sim para algo que te machuca, que atrapalha, de alguma maneira a sua rotina, que se revela um peso a mais na sua vida, você está dizendo para si mesmo que não merece nada melhor do que isso.
Faz parte do crescimento de todo ser humano, se priorizar e aprender a dizer mais sim para si mesmo e não para o que pesa e atrasa a nossa vida.
Dizer não para tudo o que a gente não quer fazer, não gosta e não pode é prova de amadurecimento emocional. Uma pessoa que tem muita dificuldade em dizer não, é uma forte candidata a desenvolver algumas doenças mentais, emocionais e espirituais, que se manifestam no físico, como Burnout, ansiedade, depressão, sindrome do pânico, transtornos diversos, doenças de pele, entre outras…
“Dizer não” é algo muito desconfortável para boa parte das pessoas e, é comum que muitas prefiram dizer sim, até para evitar situações desagradáveis, olhares atravessados e não criarem desafetos.
Prestatividade é algo extremamente positivo, mas é preciso impor certos limites. Saber recusar determinadas tarefas, demandas ou situações que não te fazem bem, demonstra conexão com o amor-próprio.
Se a sua vontade é dizer não, mas você sempre acaba fazendo o que não queria fazer, mesmo contrariada, você acaba se sentindo infeliz e insatisfeita (o) com a sua vida.
O não fica mais fácil de ser dito quando você passa a estabelecer prioridades e decide não se sacrificar por tarefas que, na realidade, não são suas.
É possível ser honesta (o) e educada (o) ao dizer não. Não é preciso inventar desculpas, basta ser o mais transparente possível.
Se você precisa agradar alguém para mantê-lo por perto, esse alguém não merece você.
Se você não cuidar de você, não se tratar bem, você adoece. Se você diz sim para os outros e não para você, tudo desanda.
Não se sinta culpada (o) por dizer não quando você não pode, não quer e não está disposta (o). Solte esse peso. Você tem todo direito de recusar algo que te deixa desconfortável e você não tem obrigação de dizer sim pra tudo. Se liberte desse peso e siga mais leve. A sua alma agradece!
Para terapia individual ou mentoria. Chame no direct @rhamuche. Tudo muda ao nosso redor quando a gente muda internamente!
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
Foto de shahin khalaji na Unsplash
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…
Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…