A Austrália começou a testar esta semana a histórica vacina da tuberculose – BCG – contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo Austrália News/Sky News nesta segunda, 11.

Mais de 500 agentes estaduais de saúde começaram a receber a vacina para verificar se ela melhora o sistema imunológico e ajudar a combater o novo coronavírus.

Testes anteriores descobriram que as pessoas imunizadas com a BCG melhoram as respostas imunes e ficaram mais capazes de se proteger de várias infecções. Agora os cientistas querem saber se essa mesma resposta se aplica à covid-19.

O novo teste vai durar seis meses e será oferecido incialmente aos funcionários do The Royal Adelaide e do Flinders Medical Center.

Metade dos participantes receberá a vacina ativa, enquanto a outra metade receberá um placebo.

A vacina

A vacina Bacillus Calmette-Guérin, BCG – que existe desde 1921, há quase 100 anos – é usada para dar imunidade às crianças contra a tuberculose – uma infecção bacteriana.

Testes semelhantes aos da Austrália estão sendo conduzidos em outros países, incluindo Holanda, Alemanha e Reino Unido.

“Este estudo permitirá que a eficácia da vacina contra os sintomas do COVID-19 seja testada adequadamente e pode ajudar a salvar a vida de nossos heroicos profissionais de saúde da linha de frente”, disse a professora Kathryn North AC, diretora do Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch.

RESUMO

Mais de 500 agentes estaduais de saúde receberão uma vacina contra tuberculose existente para verificar se um aumento no sistema imunológico pode reduzir a prevalência ou gravidade do COVID-19.

O teste de seis meses será oferecido aos funcionários do The Royal Adelaide e do Flinders Medical Center.

Metade dos participantes receberá a vacina ativa, enquanto a outra metade receberá um placebo.

Com informações do News.com/SkyNews e SNB.