Recentemente, a renomada revista científica European Heart Journal publicou uma nova pesquisa que revelou que o consumo de café pela manhã pode estar associado à redução do risco de morte por doenças cardiovasculares.
Dessa maneira, destaca-se a importância não apenas da quantidade de café ingerida, mas também do horário em que a bebida é consumida.
A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, desse modo, reuniu dados de 40.725 adultos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA (NHANES) entre 1999 e 2018.
Portanto, os resultados apontam que quem bebia café pela manhã apresentavam:
No entanto, os indivíduos que ingeriam café ao longo do dia não obtiveram os mesmos benefícios. Dessa forma, sugerindo que o momento do consumo desempenha um papel crucial na saúde cardiovascular.
De acordo com Lu Qi, um dos autores do estudo, as descobertas “indicam que não é apenas se você bebe café ou quanto você bebe que importa, mas também a hora do dia em que você consome a bebida.”
Além do horário, a quantidade de café ingerida pela manhã também influencia nos resultados. O estudo mostrou que:
O impacto positivo do café pela manhã pode estar relacionado ao ritmo circadiano, também conhecido como o “relógio biológico”. Esse mecanismo regula diversas funções do corpo em ciclos de 24 horas, incluindo a produção de hormônios como a melatonina, que influencia o sono.
Segundo os pesquisadores, consumir café à tarde ou à noite pode interferir nesse ciclo, potencialmente aumentando fatores de risco cardiovascular, como alterações na pressão arterial e inflamações.
“De fato, muitas pessoas que bebem café o dia todo sofrem de distúrbios do sono. Nesse contexto, o café parece suprimir a melatonina, um importante indutor de sono no cérebro”, explica Lu Qi.
Embora os resultados sejam promissores, os pesquisadores destacam que o estudo é observacional e não prova uma relação causal direta.
“Ainda que a pesquisa mostre uma associação entre café e saúde cardíaca, mudanças no estilo de vida devem ser feitas com orientação médica”, alerta Lu Qi.
Portanto, se você já é fã de café matinal, saiba que ele pode estar contribuindo não apenas para o seu bem-estar, mas também para a sua saúde a longo prazo.
Imagem de Capa: Canva
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…