Na passada noite de 18 de Julho de 2020, um canil ilegal na freguesia da Agrela em Santo Tirso, Portugal, denominado “Cantinho das Quatro Patas”, foi vítima de um incêndio de grandes dimensões, colocando em risco centenas de animais que se encontravam no seu interior.
Rapidamente a notícia se espalhou, quer pelas notícias televisivas quer pelas redes sociais, fazendo com que centenas de pessoas vindas de todo o país fizessem questão de se deslocar ao local a fim de ajudar a salvar o máximo de animais possíveis. Contudo, acabaram por ser barradas pelas autoridades policiais que impediram a entrada das mesmas, uma vez que o local se tratava de uma propriedade privada e a dona do mesmo não permitiam a entrada de ninguém.
Crédito da imagem: Reprodução / Jornal do Ave
Ainda assim, a Guarda Nacional Republicana, permitiu que “tivessem sido resgatados, com vida, a maior parte dos cães”, de acordo com comunicado publicado pela mesma na sua página oficial do Facebook, mas infelizmente não foram possíveis salvar todos os animais, resultando na morte de 54 cachorros e 2 gatos.
A revolta dos populares ao testemunharem o sofrimento dos patudos e não lhes ser permitido ajudar, fez com que estes decidissem invadir o local e prestar auxílio aos restantes animais que se encontravam com vida, mas feridos devido às chamas ou à inalação de fumo.
Crédito da imagem: Reprodução / Jornal do Ave
Felizmente, muitas outras associações disponibilizaram de imediato as suas instalações para receberem os animais sobreviventes, como a “Condeixa Pa’tudos“, entre outras, contando também com a ajuda do IRA – Intervenção e Resgate Animal, uma instituição que se dedica ao “resgate de animais vitimas de maus-tratos, negligência ou quando as suas condições de segurança previstas na lei não estão asseguradas.”, que não só irá suportar as despesas com quaisquer ferimentos causados por inalação de fumos ou queimaduras, como irão reunir com uma equipa jurídica que se está a formar, para garantir que este incidente não passe impune judicialmente.
Crédito da imagem: Reprodução / Jornal do Ave
Esta situação trágica acabou por provocar uma onda de indignação por todo o país, até porque o canil ilegal em questão já havia sido alvo de queixas desde 2017, acabando mesmo por surgir uma petição a pedir “justiça pela falta de prestação de auxílio aos animais do canil cantinho 4 patas em Santo Tirso”, que junta já mais de 145 mil assinaturas.
* Artigo escrito por equipa Sabias Palavras e Resiliência Humana
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.