Estudo revela que o cérebro da mulher também sofre alterações durante gravidez.
Modificações na estrutura do cérebro ocorrem para reforçar a relação mãe-filho.
A gravidez é um momento muito importante na vida da mulher, ela sente seu corpo se modificando conforme a criança cresce.
Além das alterações físicas que ocorrem durante eo processo da gestação, também acontecem mudanças no cérebro das mulheres, e talvez, poucas sabem o por que dessas alterações cerebrais.
De acordo com o estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Amsterdã, publicado na revista científica Nature Communications, a gravidez gera um aumento significativo de hormônios esteróides no corpo da mulher, o que faz com que ocorram alterações no cérebro.
A gravidez leva a mudanças seletivas e robustas na arquitetura neural e na organização das redes neurais […] Essas alterações neurais se correlacionaram com os hormônios da gravidez, principalmente, o estradiol do terceiro trimestre […]
Esses achados sugerem que existem modificações seletivas relacionadas à gravidez na estrutura e função cerebral que podem facilitar os processos maternos periparto de relevância fundamental para a díade mãe-bebê”. Afirma o artigo.
Para mim, essas mudanças colaboram para que a mãe possa compreender e proteger melhor o bebê. Elas convergem para a modulação da mulher para se tornar uma mãe. Por exemplo, a falta de memória que diversas mulheres relatam é fruto da sua atenção mais direcionada ao bebê, que a faz notar menos detalhes externos a ele.
As alterações mais intensas foram notadas no córtex pré-frontal medial, área do cérebro responsável pelo desenvolvimento de planos e objetivos, o que indica que o cérebro da mãe se molda para coordenar melhor suas habilidades em prol de um objetivo, proteger o bebê e compreender melhor os seus sinais.
Quando a gravidez acontece, a mulher se sente diferente, e essa sensação é real, dentro dela está acontecendo um processo muito significativo e complexo, inclusive no seu cérebro.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: [email protected]
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.