Estudo de Harvard encontra forte ligação entre gratidão e felicidade
POR CHRISTIE MANDIA
Não há tempo como o presente para fazer uma pausa e reconhecer as coisas pelas quais somos gratos.
Na verdade, uma nova pesquisa mostra que dar graças pode realmente deixar você mais feliz.
O estudo realizado pela Universidade de Harvard encontrou forte ligação entre gratidão e felicidade: Três grupos participaram do experimento e foram solicitados a registrar respectivamente (a) coisas pelas quais eles eram gratos e que aconteceram durante a semana, (b) coisas que os agitaram durante a semana (c) acontecimentos semanais tanto positivos quanto negativos.
A pesquisa mostrou que quando os grupos foram incumbidos a escrever coisas negativas ou escrever sobre coisas positivas e / ou negativas, eles ficaram menos felizes do que aqueles que escreveram exclusivamente sobre as coisas positivas pelas quais eram gratos.
O estudo relatou: “Depois de 10 semanas, aqueles que escreveram sobre gratidão ficaram mais otimistas e se sentiram melhor com suas vidas. Surpreendentemente, eles também se exercitaram mais e tiveram menos visitas aos médicos do que aqueles que se concentraram nas fontes de agravamento.”
A pesquisa prossegue explicando que as pessoas “expressam gratidão” de três maneiras:
A primeira é se referir ao passado para refletir sobre memórias positivas.
A segunda, estar no presente, sem considerar nada garantido.
A terceira é manter uma visão positiva do futuro.
Independentemente de como a gratidão é expressa, os pesquisadores de Harvard acreditam que é uma ferramenta que pode ser cultivada e fortalecida ao longo do tempo com a prática. Em outras palavras, você pode construir seu músculo de gratidão escolhendo conscientemente ser mais grato e, assim, você será mais feliz.
O Dr. Martin EP Seligman, especialista em psicologia positiva da Universidade da Pensilvânia, está entre os pesquisadores mais respeitados na área. Seu estudo examinou o efeito das intervenções de psicologia positiva.
Quando a tarefa semanal do grupo era entregar, “uma carta de gratidão a alguém que nunca havia sido devidamente agradecido por sua bondade”, a pontuação de felicidade disparou entre os participantes e foi relatado que “o impacto foi maior do que o de qualquer outro intervenção, com benefícios que duram um mês.”
Embora não haja uma maneira científica de medir a felicidade, muitos dos relatórios publicados sobre esse tópico reconhecem uma conexão particular entre gratidão e bem-estar.
Não subestime o poder de ser grato quando se trata de seus relacionamentos.
Os relacionamentos pessoais e profissionais aumentam significativamente quando a gratidão é expressa.
É a época do ano perfeita para fazer um balanço do que é realmente importante para nós.
Cerque-se de pessoas que você ama e lembre-se do que você é realmente grato.
Agradeça sinceramente a alguém por algo que fez. Você pode acabar agradecendo a si mesmo!
Espero que este lembrete para dar graças ajude você tanto quanto me ajudou.
• • •
* Escrito por CHRISTIE MANDIA
*Foto de Hannah Busing no Unsplash
*Tradução e adaptação REDAÇÃO RH. Com informações Philly Voice
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.