Com foco na saúde mental, USP lança conteúdos para autocuidado e ajuda.
Desde o início da pandemia, uma série de materiais sobre saúde mental foi produzida por especialistas da USP com o objetivo de prevenir o adoecimento psíquico e orientar em caso de necessidade de ajuda.
Depois de quase dois anos, os pesquisadores acreditam que o número de pessoas interessadas pelo tema, cresceu considerávelmente.
Desde o início da pandemia em 2020, a população mundial foi exposta a uma série de situações de estresse que resultou em grandes efeitos sobre a saúde mental individualmente.
A redução de convívio social, o prolongamento do tempo atrás das telas, o medo de adoecer, o luto. Tudo isso afeta a qualidade de vida, causando sofrimento de um modo geral.
Com o início de 2022, a expectativa é que a pandemia acabe e muitas mudanças surjam por aí.
De um lado, a volta de algumas atividades presenciais indica novas alterações de rotina. Por outro, o surgimento de novas variantes da covid-19 ameaça o retorno à normalidade e desperta um cenário de incertezas.
Neste contexto, há um assunto que merece uma atenção especial: a sua saúde mental.
Pensando nisso, a USP disponibilizou alguns materiais que podem ajudar a prevenir o adoecimento psíquico neste novo ano que se inicia.
Para incentivar o autoconhecimento e instruir sobre situações de estresse, já estão disponíveis a cartilha eletrônica Promoção da Saúde Mental em Pandemias e Situações de Desastre e o site InspirAção, desenvolvidos pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Os profissionais também escreveram uma cartilha para auxiliar o comportamento alimentar e incentivar a alimentação saudável.
Pensando na saúde mental dos jovens e nas consequências do ensino remoto e do distanciamento social na vida dos jovens, o repositório do Programa USP Diversidade oferece o Guia do Autocuidado – Ser adolescente e jovem que se cuida!. Já para os alunos, professores e funcionários da USP, o Instituto de Psicologia da USP promoveu, em agosto deste ano, o mês da saúde mental, com discussões sobre formas de tornar o ambiente acadêmico mais saudável. As palestras estão no canal do evento Youtube.
Além desse evento, também está disponível, no canal da FFLCH no Youtube, o ciclo de debates sobre Saúde Mental e Pandemia, promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) em setembro. A FFLCH também produziu a cartilha FFLCH pela Vida, com orientações para os universitários.
Para os fãs de podcast, é possível ainda conferir os episódios do Minuto Saúde Mental, sobre as festas de fim de ano e SaúDiversidade: Felicidade, bem-estar e saúde mental.
Cuidem-se!
*DA REDAÇÃO RH. Com informações USP.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…