As discussões podem deixar ambas as partes se sentindo tristes e confusas. Embora isso seja normal em uma relação, é a capacidade de ambas as partes se reconciliarem depois de uma grande desavença que prova a força de um envolvimento. Não importa sobre o que a discussão tenha sido, se as duas pessoas estiverem dispostas a tentar superar a briga, fazer as pazes requer apenas tempo, esforço e compreensão.
1 – Tire algum tempo para si mesmo. Pense sobre o que acaba de acontecer e dê a você, e ao seu parceiro, tempo para se acalmar. Este período é uma oportunidade ideal para avaliar o ponto de vista do seu companheiro e considerar possíveis soluções para a briga.
2 – Admita que ocorreu uma discussão. Aproxime-se de seu parceiro depois de terem se acalmado e avise-o que você gostaria de falar sobre o incidente e encontrar uma maneira de seguir em frente. Se ele ainda estiver furioso, respeite seus desejos e espere um pouco mais antes de tentar se conciliar.
3 – Desculpe-se com seu parceiro e fale sério. Mesmo se não começou a discussão, é provável que haja algo que você fez durante a briga de que se arrependa. Deixe seu parceiro saber que está arrependida e seja específica sobre o que você está se desculpando. Por exemplo, você pode pedir desculpas por perder a calma, se irritar ou gritar.
4 – Sente e converse sobre o assunto mais uma vez. Examine as possíveis soluções sobre as quais você pense no período de reflexão e ouça as opiniões do seu companheiro. Explique porque ficou chateada e tente entender o ponto de vista do outro. Cheguem a uma conclusão ou concordem em trabalhar em uma solução ao longo do tempo.
5 – Sele o pedido de desculpas com um gesto amável para demonstrar ao seu parceiro que, independentemente da briga, você ainda se importa. Convide-o para jantar na noite seguinte ou levar para casa um buquê de flores para mostrar que está arrependida e não falando da boca para fora.