Conhecimento

Desanimar é normal, ser pessimista não

Quem já não se sentiu desanimado alguma vez na vida? Desanimar é algo totalmente normal, e pode-se dizer que nos sentimos assim de forma quase constante. No entanto, desanimar é algo muito diferente do que ser pessimista.

O pessimismo irá nos afetar de uma maneira importante, e pode chegar a complicar verdadeiramente a nossa vida. O pior é que, muitas vezes, não somos conscientes disso até que seja tarde demais. Além disso, o pessimismo é algo que, uma vez enraizado e dentro de nós, é difícil de eliminar.

De uma situação normal a uma tóxica

A verdade é que do desânimo ao pessimismo só é preciso dar um passo. O que acontece então? Por que aparece o pessimismo? O pessimismo sempre vai surgir se prolongarmos este estado de desânimo no qual nos encontramos.

Desanimar não é ruim. É algo pelo qual todos nós passamos alguma vez, e que pode nos ajudar a reunir forças para enfrentarmos o que está nos esperando muito mais preparados.

O problema é que sair deste estado de desânimo, às vezes, é algo difícil. Seja porque as circunstâncias da vida não estão sendo fáceis, ou porque não conseguimos ver a luz de esperança em meio a tanta escuridão.

A única verdade é que acabaremos sob as garras do pessimismo.

Podemos pensar que isso não é algo tão grave, mas a verdade é que este comportamento muda muitas coisas em nós, como já mencionamos antes. Você quer saber quais?

Muda a sua visão

O pessimismo muda a sua visão em relação à vida e tudo que o rodeia. De repente, você vê tudo escuro, e tem a impressão de estar se convertendo em alguém muito pessimista. Este círculo vicioso faz com que você não consiga encontrar a porta para sair dali.

Quando você está perdido no pessimismo, não consegue ver nenhuma oportunidade, ter nenhuma nova experiência. A verdade é que, nestes momentos, você perde muitas oportunidades que batem à sua porta.

Tudo isso tem um motivo muito claro: o medo.

Muda a sua maneira de escutar

Quando você estiver neste estado, tudo o que você ouvir será exagerado por seus ouvidos. Basta que alguém diga algo negativo ou que respondam mal para que você exagere o que aconteceu de tal forma que provoque uma grande sensação de mal-estar.

As frases que surgem na sua cabeça nestes momentos são: “Ninguém me valoriza”, “Cedo ou tarde isso ia acontecer mesmo,” “Ninguém me ajuda”, “O mundo está contra mim”. Estas palavras nos desanimam ainda mais, e irão nos manter presos neste estado de pessimismo em que já estamos.

Muda a sua maneira de falar

Assim como começamos a escutar coisas negativas e também modificamos a nossa visão em relação às coisas, a nossa forma de falar vai se transformar em algo muito diferente do que era antes.

Nestes momentos, sairão da sua boca apenas palavras tristes, palavras cheias de dor e que reflitam o sentimento de pessimismo absoluto com o qual você está convivendo.

A solução? Forçar a saída de palavras positivas, pois nem tudo é escuridão: o que acontece é que você está com os olhos fechados. Abra-os!

Afeta as suas relações pessoais

Todo este pessimismo afetará as suas relações pessoais, pois talvez você já não queira sair tanto ou contagie os seus companheiros com o pessimismo em que esta envolvido.

Isso provocará um afastamento que somará uma solidão nada positiva para você. O melhor conselho é tentar falar sobre o seu problema com as suas amizades, tentar se divertir e, sobretudo, não se afastar de todos.

Seus amigos e familiares serão os seus melhores aliados contra o pessimismo.

Coloca o seu futuro em perigo

Desanimar, ser pessimista e não ter esperança faz com que nos vejamos paralisados. Não somos capazes de enfrentar a vida, deixamos escapar oportunidades e desperdiçamos tudo aquilo em que poderíamos dar mais de nós mesmos.

Não temos vontade de nada, nada nos atrai. Ver como todo o êxito se escapa das suas mãos ainda faz com que você se sinta pior. Esforce-se para sair dessa. Lute! E sobretudo, peça apoio a aquelas pessoas mais próximas, que irão ajudá-lo a ver o mundo de uma maneira muito mais positiva.

Como mencionamos, isso já ocorreu com todos nós em algum momento de nossas vidas, mas o importante é lutar para sair desta situação. Se nos mantivermos neste estado durante muito tempo, nos tornaremos pessoas tóxicas, perderemos oportunidades, amigos, nos transformaremos em pessoas apáticas e ranzinzas.

Aprenda a falar com os demais sobre os seus problemas, a aliviar o peso que você carrega nas suas costas. A sua visão é única e, neste momento, não é a mais correta. Permita que os demais ajudem a abrir os seus olhos. Lute contra esta escuridão que consome seus dias.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal

Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…

1 dia ago

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em outros países.

Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…

2 semanas ago

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo?

Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…

3 semanas ago

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na educação

Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…

1 mês ago

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e a motivação

Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…

1 mês ago

Série Mindhunter: Relação entre Psicopatia e Inteligência

A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…

1 mês ago