Você sabia que seus hábitos de sono podem ter um impacto direto na sua saúde mental? Dormir tarde, especialmente após a 1h da manhã, tem se mostrado uma das principais causas do aumento de transtornos emocionais como depressão e ansiedade.
No entanto, existem algumas mudanças no seu padrão de sono que podem melhorar significativamente o seu bem-estar emocional.
De acordo com recentes estudos, quem tem o hábito de dormir tarde possui mais chances de desenvolver distúrbios emocionais. Em uma pesquisa com mais de 74 mil pessoas, observou-se que aqueles que permanecem acordados até altas horas estão mais propensos a experimentar sintomas graves de depressão e ansiedade.
Portanto, revelando que a falta de sono pode impactar de maneira significativa. Dessa maneira, afetando as emoções, levando a uma visão de mundo mais negativa e dificuldades emocionais mais intensas.
Contudo, os pesquisadores também descobriram que mudanças sutis nos padrões de sono podem ter um grande impacto na saúde mental. Pessoas que dormem mais tarde têm três vezes mais chance de desenvolver sintomas graves de depressão em comparação com aqueles que mantêm um horário mais regular.
Então, se você busca reduzir os sintomas de depressão e melhorar o seu humor, regular a sua rotina noturna é uma solução. De acordo com o Dr. Ian A. Cook, especialista da Universidade da Califórnia, mudanças simples como dormir mais cedo podem trazer grandes benefícios para sua saúde emocional.
Se você é do tipo que costuma ficar acordado até tarde, existem estratégias simples que podem ajudá-lo a melhorar a qualidade do seu sono:
O Dr. Alan Manevitz, psiquiatra do Hospital Presbiteriano de Nova York, recomenda que você evite o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir. A luz das telas interfere na produção de melatonina, o hormônio responsável por induzir o sono.
Manter horários regulares para dormir e acordar ajuda a regular o ciclo do sono e melhorar a qualidade do descanso.
Procure realizar atividades relaxantes 30 minutos antes de dormir, como ler um livro ou meditar. Dessa maneira, a sua mente irá se acalmar e se preparar para uma noite de sono reparador.
Embora muitos fatores externos influenciem os hábitos de sono, algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para preferir a noite.
O Dr. Eric Nofzinger, da Universidade de Pittsburgh, sugere que algumas diferenças biológicas no cérebro podem fazer com que certos indivíduos sejam mais ativos à noite, o que pode aumentar a vulnerabilidade à depressão.
Dormir tarde não é apenas um hábito que afeta o seu descanso, mas também pode ser um fator significativo no desenvolvimento de transtornos como a depressão e a ansiedade.
Contudo, ao fazer ajustes simples em sua rotina noturna, como dormir mais cedo e criar uma rotina de sono consistente, você pode melhorar seu bem-estar emocional e alcançar um equilíbrio mental mais saudável.
Portanto, se você está passando por dificuldades emocionais, dê prioridade a uma boa noite de sono pode ser o primeiro passo para melhorar sua saúde mental.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, nas redes sociais, um gesto simples e cheio de amor de um pai emocionou…
A morte é uma das poucas certezas da vida, mas o que acontece depois dela…
Acordar cedo pode ser um desafio muito difícil para muitas pessoas, no entanto, a forma…
Todos desejam um relacionamento duradouro e saudável, porém, é necessário muita dedicação, paciência e amor.…
Recentemente, nas redes sociais, uma influenciadora britânica vem chamando atenção após compartilhar um conceito inusitado:…
Nesta última quinta-feira (29), um grave acidente aéreo ocorreu em Washington, nos Estados Unidos. Um…