É fácil reconhecer um manipulador: Ele fala uma coisa, depois, faz outra.
A manipulação é a estratégias de comportamentos daqueles que sempre querem ganhar poder, influência, ou vantagens sobre outra pessoa. Suas táticas, geralmente, envolvem tentativas de prejudicar o bem-estar emocional e mental daqueles que ele deseja receber algum benefício.
Algumas pessoas utilizam da manipulação emocional para exercer controle em uma dinâmica de relacionamento. Elas falam exatamente o que o outro quer ouvir, mas nem sempre, ou quase nunca, são coerentes com o que dizem.
Muitas, prometem que vão ajudar e inventam histórias realistas para que a outra pessoa aceite fazer o que elas querem, mas quando chega a hora da verdade, elas não cumprem com o prometido, dão desculpas esfarrapadas e criam milhares de justificativas.
Outras, nem se dão ao trabalho de se explicarem, apenas somem, e reaparessem tempos depois, como se nada tivesse acontecido.
O impacto de um manipulador em nossas vidas pode ser devastador. Ele te deixa confuso, faz você se sentir culpado e deprimido pelos erros que são dele, não seus.
Ele nega os fatos, ou ignora, tem um comportamento passivo-agressivo que intimida, usa o silêncio com forma de punir os outros, é reativo e ataca o outro com críticas, julgamentos depreciativos e sempre encontra alguém para culpar e se eximir da responsabilidade.
Ele cria situações para que a pessoa saia da sua zona de conforto, para que ela fique em uma posição vulnerável, e assim, ele possa tirar vantagem.
Ele não consegue expressar a sua real vontade, mascara e tenta enganar, mas quando é descoberto, se irrita e tenta virar o jogo a seu favor.
Ele gera intriga, sempre pede favores, mas não quer ajudar quando o outro precisa, esconde suas verdadeiras intenções, não reconhece o seu comportamento e não acha que precisa mudar, faz joguinhos mentais para que a outra pessoa sinta medo, duvide de si mesmo e fique mal.
E quando mais desequilibrada emocionalmente a outra pessoa ficar, pra ele é melhor, porque assim ele consegue enfraquecê-la e assumir o controle da sua vida.
Algumas ações do manipulador conseguem minar a capacidade do outro pensar racionalmente. A pessoa começa a confundir realidade com fantasia.
Um estudo revelou que 40% das mulheres e 32% dos homens sofrem com agressão expressiva nos relacionamentos, enquanto 41% das mulheres e 43% dos homens experimentam controle coercitivo.
O manipulador vai: comparar, mentir, exagerar, reter informações importantes ou itens valiosos e usar o silêncio como forma de punição.
Cada um desses comportamentos pode ser prejudicial à segurança mental e emocional. Uma das táticas é o Gaslighting, que faz com que o outro questione a sua verdade.É quando o manipular mente e nega as coisas que disse, distorce fatos e usa as suas palavras contra você. Com o tempo, isso cria incerteza e dúvida e pode fazer com que a pessoa questione a si mesma e acredite que é ela quem está errada, não o manipulador.
Se você convive com um manipulador, você certamente precisa de acompanhamento psicológico para conseguir se libertar dessa relação. Me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.
Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade. Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos?
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.
Foto de CAMCAT – Christopher Michael no Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…
Você sabe o que é dar um “ghosting” em alguém? Esse termo se tornou muito…