Se alguém sofre por amor é porque está amando uma pessoa que não convém, ou está acreditando que dores, decepções e desenganos fazem parte de se viver um romance… Quando há amor de verdade, há sofrimentos e há envolvimentos: nas alegrias, nas tristezas e nas perdas.
Amor é se envolver, é viver juntos mesmo se um não está bem; é lutar contra a doença e contra o desemprego; é estender os braços se há perda de familiares; se há depressão, ansiedade e tristeza… Mas, se há sofrimentos por brigas exageradas, traições absurdas, possessões desenfreadas, isto é qualquer sentimento querendo se passar por amor. O amor é calmaria, é gratidão, é estender as mãos.
Ontem tive um dia de folga e costumo ligar para os meus amigos ou encontrá-los pessoalmente. Trocando confidências com um amigo de alma, ele me disse coisas lindas sobre o amor e ainda deixou bem claro que um sentimento puro precisa apenas de afeto e amizade, nada mais do que isso para sobreviver uma vida toda. Ele está certo, precisamos envolver com o amor e não há necessidade de maus tratos e destemperanças, porque se isso acontece, sinto muito em dizer: saia a francesa… Saia a italiana, polonesa, brasileira, alemã, holandesa, porém não permita que outro sentimento te engane.
Um amor envolvido enxerga além das limitações, faz questão te estar presente em todas as ocasiões, faz você se sentir importante, te inclui em tudo que acontece na vida dele, te faz surpresas felizes e diz que te ama apenas pelo sorriso, mesmo se o dia insiste em não ter sol.
Envolvimentos amorosos são exigentes e não permitem caras fechadas, palavras ríspidas e feias, desavenças, desonestidades… Quando há muito amor envolvido, qualquer momento é especial, qualquer detalhe é importante para somar e qualquer gesto é carinho.
Quando há sofrimentos, dores e submissões para amar alguém, pode ser um gostar insistente, intenso. Amor de verdade é libertador, e mesmo que hajam desentendimentos, distâncias e tristezas, fazem parte do dia a dia… Se o sofrimento insistir em lágrimas, talvez o seu jeito de amar não combina com o dele ou ele não sabe o que é amar.
É muito amor envolvido quando a amizade é sincera. Amor que envolve se sente de mãos dadas com suas qualidades e defeitos. Amor que envolve presta atenção em tudo que te faz feliz e abraça suas tristezas. Amor que envolve te pede perdão diante dos erros, é leal em qualquer situação e não permite escapes de cumplicidades. Quem te ama, não te dá apenas valor, mas compartilha a vida em todos os momentos e faz com que você seja se sinta importante e feliz, mesmo se há lágrimas derramadas.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…