E se o seu sucesso fosse a sua alegria?

Então você diz que se sente preso. Você diz que se sente travado tentando seguir suas paixões e suas habilidades, tentando descobrir o que elas são.

Você diz que se sente perdido sabendo o que deve fazer, como deve passar esta vida, e não apenas no que é bom, mas no que é bom o suficiente.

Faz sentido, entende? Faz sentido que você se sinta paralisado, que se sinta perdido, que não saiba como seguir em frente, porque lhe ensinaram que, para seguir em frente, primeiro você precisa saber onde vai parar. Mas você não sabe. Você não sabe para onde quer ir, onde quer estar, quem quer ser …

E estou aqui para dizer que está tudo bem. Que não há nada de errado nisso. Na verdade, eu argumento que está tudo certo com isso.

Porque eu sei. Eu sei que você está perdido em sua carreira, e isso está te corroendo. Está mantendo você acordado à noite e distante durante o dia, perguntando-se se cada segundo que passa é outro desperdiçado em seu “potencial” inexplorado.

Mas também sei disso: você se sente travado, não porque está atrasado na vida.

Não é porque você está sem direção e certamente não é porque você não é o suficiente. É porque você foi enganado, mais uma vez, não por sua culpa.

Você foi levado a acreditar que sua carreira é o seu propósito e que o estado de sua carreira é igual ao seu valor.

E sua alma – sim, a sua – se recusa a se acomodar.

Você, bravo, sabe que não quer fazer nada, não quer acabar cumprindo o propósito de outra pessoa. Você não quer perder o seu.

Você quer provar ao mundo que pode ter sucesso porque sabe, no fundo, que fará grandes coisas. Que você é tão digno.

Mas e se você tiver indo pelo caminho contrário?

E se, em vez de provar seu valor para o mundo por meio de seu sucesso, você comprovasse seu sucesso fazendo a sua vida valer a pena? E se, em vez de acreditar que a alegria vem de se sentir bem-sucedido, você acreditasse que o sucesso vem de se sentir alegre?

Porque alegria é o seu propósito. O amor é o seu propósito. A criação é o seu propósito.

Com quem você está em um determinado momento é o seu propósito.

Seu propósito é deixar este mundo um lugar melhor do que você o encontrou, então o certo é realizar uma ação compassiva de cada vez.

Só há uma maneira de descobrir quais serão essas ações: explorar. Experimentar. Para mexer. Para tentar coisas, coisas novas, coisas velhas, a cada chance que você tiver. E você os fará, não porque trarão ganhos financeiros ou status, não porque parecem bons em um currículo ou porque “é apenas o que você faz”. Não, você os fará com intenção. Você os fará porque eles lhe trazem alegria.

Se algo não lhe traz alegria, seja diretamente ou apoiando o que você ama, não o faça. Se algo lhe traz alegria, faça-o com frequência.

Então você vê, não há nada de errado em não saber para onde você quer ir, ou o que você quer fazer, ou quem você quer ser. Está tudo certo em não saber ainda, porque explorar, experimentar, mexer, descobrir, essas são as suas razões de ser.

Não confunda a maneira como você ganha dinheiro com seu propósito. Não confunda a ilusão de certeza ou um caminho bem definido com sua capacidade de abraçar tudo na vida.

Para o homem que pensa que sabe tudo, não sabe nada, e ao invés de buscar constantemente encontrar satisfação em como você ganha dinheiro, busque a alegria e você terá uma vida rica.

Não, talvez a sua paixão em si não lhe traga dinheiro – com certeza, nem todo mundo quer isso – mas ela o trará de volta à alegria que é a sua natureza, e isso o levará ao seu caminho correto. E você terá pelo menos descoberto seu senso de identidade em algo além de ganhar a vida enquanto ganha algo muito maior: uma vida bem vivida e com propósito.

Então você diz que se sente perdido. Mas e se, apenas por um momento, você acreditou que seu sucesso era na verdade sua alegria? O que você faria então?

A sua resposta a essas perguntas é onde o seu sucesso começa.

*DA REDAÇÃO RH. Com informações TC. Foto de Dave Goudreau no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.