Empresário deixa sua empresa de herança para os 700 funcionários
Pessoas boas existem! E esse empresário que faleceu em fevereiro é uma delas. Segundo Bob, o empresário que criou a Bob`s Red Mill, o seu ato é uma forma de ser mais justo.
Ser justo é uma virtude de poucos, a maioria quer apenas se beneficiar dos outros, mas esse empresário deixou uma baita surpresa para seus funcionários: ele transformou sua empresa em heranç fantástica para os seus funcionários que receberam ações da empresa que ajudaram a construir.
Depois de ter se recusado a vender a empresa para grandes corporações, ele resolveu dividir tudo o que tinha entre as pessoas que o ajudaram a construir o império. Para isso se tornar possível, ele criou o Plano de Propriedade de Ações para Funcionários (ESOP).
Ele já repassava uma porcentagem dos lucros aos profissionais, mas resolveu expandir essa colaboração e agora a empresa é 100% propriedade dos 700 funcionários.
Bob Moore foi o fundador da Bob’s Red Mill.
Bob faleceu dia 10 de fevereiro aos 94 anos. Ele construiu um império que abrange mais de 70 países. No começo a empresa atendia apenas moradores de Oregon, mas rapidamente cresceu e já está presente em mais de 70 países, oferecendo mais de 200 produtos.
Em 2010 ele recebeu propostas de grandes conglomerados internacionais para vender a marca, mas prontamente recusou.
Foi então que ele resolveu deixar um legado para seus funcionários…
O plano, de deixar a empresa para os funcionários foi sendo feito ao longo dos anos.
“Ele fez tudo ao seu alcance para nos deixar em um caminho forte. Todos nós nos sentimos responsáveis e motivados para preservar sua abordagem do velho mundo em relação aos alimentos não processados”, disse Trey Winthrop, CEO da Bob’s.
Ainda em vida, quando perguntado sobre o que motivou a doação, Bob respondeu: “Vim aqui para estudar a Bíblia, e a Bíblia diz para fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você. […] E a participar nos lucros, a participação na empresa para tornar as coisas mais justas e mais benevolentes, impressionou-me a sentir-me fortemente a respeito”, disse.
Ele ainda explicou que o ESOP foi um longo processo durante anos.
“Originalmente, começamos a dar aos funcionários uma porcentagem dos lucros – sempre que você se sai bem, você paga a eles um dinheiro extra”, disse.
Além dessa ação fantástica, ele já era conhecido pela sua ação social. Bob e sua esposa, Charlee, falecida em 2018, procuraram sempre inspirar as novas gerações.
Em vida, o casal fazia contribuições financeiras para as universidades de Oregon. Juntos, ajudaram a financiar o Centro da Família Moore para Alimentos Integrais, Nutrição e Saúde Preventiva na Faculdade de Saúde e Ciências Humanas da Oregon State University.
Além disso, também foram responsáveis por vários programas de pesquisa em todo o estado, como o financiamento do Instituto Bob e Charlee Moore de Nutrição e Bem-Estar na Oregon Health Science University.
*DA REDAÇÃO RH. Com informações de PR Newswire.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Todo Comportamento Reflete uma Condição: Saber Distinguir Pode Oferecer Soluções para a Remodelação Pessoal A…
Exposição de Crianças Superdotadas nas redes sociais é excessivamente superior no Brasil do que em…
Halloween: Como o nosso cérebro interpreta o medo? Os sustos e o medo são processos…
Dia do Professor: Profissional que criou método inovador explica o que deve ser transformado na…
Baixa motivação diurna: como metas diárias podem ser a chave para regular o humor e…
A Complexa Relação entre Psicopatia e Inteligência: Reflexões a partir da Neurociência e da Ficção…