Conhecimento

Especialista choca ao fazer alerta polêmico sobre ingrediente culinário popular que pode ‘causar câncer’

Um especialista em saúde surpreendeu o apresentador de um podcast após fazer uma afirmação controversa de que um ingrediente culinário popular pode estar causando câncer e demência.

Em um episódio do The Joe Rogan Experience, o podcaster ficou visivelmente chocado quando o biohacker e coach de saúde de celebridades Gary Brecka fez uma revelação bombástica sobre um ingrediente básico que você provavelmente tem na sua despensa.

Gary Brecka explicou que o ingrediente domina as prateleiras dos supermercados, mas é impróprio para consumo humano. Ele estava falando sobre o óleo de colza (também conhecido como óleo de canola), que se tornou um tema polêmico na área da saúde.

Ele começou dizendo que é “muito atacado” por sua opinião sobre óleos de sementes, mas explicou que na verdade é o “processo” que torna os óleos de cozinha supostamente tóxicos.

“Por favor, explique o processo porque é muito vil”, insistiu Rogan ao que Brecka respondeu: “É uma loucura”.

Desta forma, ele explicou como a planta é comprimida até ficar com uma consistência parecida com goma, misturada com hexano, que ele diz ser uma “neurotoxina” para “desgomá-la”, e aquecida a 400 graus, o que a “deixa rançosa” e “apodrece”.

Para eliminar o odor, ele é desodorizado com hidróxido de sódio, um “cancerígeno muito poderoso”.

“E então, em alguns casos, nós o branqueamos, engarrafamos e colocamos na prateleira”, continuou ele. “Você já foi ao supermercado e viu o corredor inteiro cheio de óleos, mas eles são exatamente da mesma cor? Tipo, eles têm aquela mesma tonalidade linda e transparente.”

Ele acrescentou que esse “processo pró-inflamatório” é prejudicial à saúde por uma série de razões, desde colesterol e Alzheimer até câncer, de uma forma que, segundo ele, está nos “microenvenenando”.

“Não são óleos naturais — são subprodutos industriais”, disse Brecka. “Eles estão cheios de neurotoxinas que danificam o cérebro e substâncias cancerígenas que contribuem para o câncer. Estamos literalmente cozinhando nossa comida com veneno.”

No entanto, embora alguns especialistas independentes digam que há algumas evidências iniciais de que os óleos de sementes podem estar associados ao câncer, a pesquisa não é definitiva e disse que as alegações de Brecka eram uma “simplificação grosseira”.

O Instituto de Câncer Dana-Farber reconhece que alguns estudos sugerem uma ligação entre certos óleos e câncer “devido à formação de compostos nocivos durante o cozimento em altas temperaturas”.

No entanto, o WebMD afirma que o óleo de canola é “um dos melhores óleos para a saúde do coração” e tem uma lista de benefícios à saúde, como níveis mais altos de ácido alfa-linolênico (ALA) quando comparado a qualquer outro óleo, o que pode ajudar a proteger o coração.

Imagem de capa: Reprodução/Canva

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Quando começa o Conclave? O que já se sabe sobre a eleição do novo papa após a morte de Francisco

Com a morte do papa Francisco confirmada nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica entra em…

12 minutos ago

Katy Perry se arrepende da repercussão de sua viagem ao espaço e gera polêmica na web

Recentemente, Katy Perry e outras mulheres fizeram uma viagem espacial. No entanto, o que deveria…

16 minutos ago

Série intensa da Netflix mistura drama e redenção e está conquistando os brasileiros

A Netflix adicionou em seu catálogo um nova série que promete mexer com suas emoções…

59 minutos ago

Todo mundo está falando sobre este filme de romance que acabou de chegar na Netflix

Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um novo filme romântico que está conquistando o…

1 hora ago

Médicos descobrem ‘nova possível causa’ do autismo: “Quatorze vezes mais chances”

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Nevada Las Vegas (UNLV), EUA, as…

2 horas ago

Último pedido do papa Francisco surpreende o mundo: túmulo simples com apenas uma palavra

Nesta segunda-feira (21), o mundo se emocionou com o anúncio da morte do Papa Francisco.…

2 horas ago